Objetivo do estudo
Identificar os eventos que mais afetam o estado emocional dos gestores, através de uma pesquisa com entrevistas de nove gestores de empresas do setor privado.
Relevância/originalidade
O presente estudo aborda as emoções e os eventos afetivos de gestores de empresas na área estratégica, do setor privado. A pesquisa também traz uma reflexão sobre os eventos que afetam o estado emocional desses gestores.
Metodologia/abordagem
A pesquisa de cunho qualitativo, teve como método para a coleta das informações, entrevistas com nove gestores de empresas do setor privado.
Principais resultados
Na percepção dos gestores, os eventos que mais afetam o estado emocional de gestores no ambiente de trabalho, incluindo eles próprios, são os eventos relacionados à vida pessoal, principalmente questões familiares.
Contribuições teóricas/metodológicas
Muitos pontos foram identificados na pesquisa que podem contribuir com a realidade do dia a dia de trabalho desses gestores São desafios vivenciados na rotina do ambiente de trabalho, mas que afetam o processo de tomada de decisão.
Contribuições sociais/para a gestão
Foram identificados temas que contribuem para o crescimento emocional dos gestores, os quais eles almejam alcançar, como, o autoconhecimento, a regulação emocional, a empatia e o equilíbrio para lidar com as emoções.