Resumo

Título do Artigo

EVENTOS AFETIVOS E AS EMOÇÕES DOS GESTORES DE EMPRESAS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Luciana Aux. Guimarães Fonseca Curvo
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Campus Higienópolis
2 - Almir Martins Vieira
Universidade Presbiteriana Mackenzie - Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA)

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar os eventos que mais afetam o estado emocional dos gestores, através de uma pesquisa com entrevistas de nove gestores de empresas do setor privado.
Relevância/originalidade
O presente estudo aborda as emoções e os eventos afetivos de gestores de empresas na área estratégica, do setor privado. A pesquisa também traz uma reflexão sobre os eventos que afetam o estado emocional desses gestores.
Metodologia/abordagem
A pesquisa de cunho qualitativo, teve como método para a coleta das informações, entrevistas com nove gestores de empresas do setor privado.
Principais resultados
Na percepção dos gestores, os eventos que mais afetam o estado emocional de gestores no ambiente de trabalho, incluindo eles próprios, são os eventos relacionados à vida pessoal, principalmente questões familiares.
Contribuições teóricas/metodológicas
Muitos pontos foram identificados na pesquisa que podem contribuir com a realidade do dia a dia de trabalho desses gestores São desafios vivenciados na rotina do ambiente de trabalho, mas que afetam o processo de tomada de decisão.
Contribuições sociais/para a gestão
Foram identificados temas que contribuem para o crescimento emocional dos gestores, os quais eles almejam alcançar, como, o autoconhecimento, a regulação emocional, a empatia e o equilíbrio para lidar com as emoções.

Abstract

Study goals
To identify the events that most affect the emotional state of managers, through a survey of interviews with nine managers from private sector companies.
Relevance / originality
This study examines the emotions and affective events of strategic company managers in the private sector. The research also reflects on the events that affect these managers' emotional state.
Methodology / approach
The qualitative research used interviews with nine managers of private sector companies as a method for collecting information.
Main results
In the perception of managers, the events that most affect the emotional state of managers in the workplace, including themselves, are events related to personal life, especially family matters.
Theoretical / methodological contributions
Many points were identified in the research that can contribute to the daily reality of these managers' work. These are challenges experienced in the routine of the work environment, but which affect the decision-making process.
Social / management contributions
Themes that contribute to the emotional growth of managers, which they aim to achieve, were identified, such as self-knowledge, emotional regulation, empathy, and balance in dealing with emotions.