Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS NECESSÁRIAS PARA ENGENHEIROS DE SOFTWARE: ESTUDO DE CASO ACERCA DE UMA MATRIZ DE COMPETÊNCIAS DE UMA EMPRESA DO RAMO DE DELIVERY
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Thiago Lopes Stacciarini
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral foi analisar a adequação de competências socioemocionais de uma matriz da empresa Alfa com a literatura. Os objetivos específicos foram identificar similaridades e diferenças entre a matriz da empresa e o referencial teórico, a fim de propor melhorias.
Relevância/originalidade
A pesquisa aborda um problema real de empresa em crescimento acelerado no setor tecnológico. Sua originalidade está em analisar uma matriz de competências criada com base na experiência prática, sem suporte acadêmico, servindo como um modelo e direcionamento para outras empresas.
Metodologia/abordagem
Este relato técnico utilizou um estudo de caso qualitativo e exploratório. A abordagem envolveu quatro etapas: revisão da literatura, análise documental da matriz da empresa, análise comparativa para encontrar lacunas e, por fim, a proposição de recomendações.
Principais resultados
Os resultados mostraram um alinhamento de 80% entre as competências socioemocionais da matriz e a literatura. No entanto, foi identificada duas lacunas críticas: a ausência da competência "trabalho em equipe" e um desequilíbrio entre competências técnicas e socioemocionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição teórica é a validação do o conhecimento empírico da organização, ao demonstrar que sua ferramenta, mesmo sem um desenvolvimento teórico formal, alinha-se parcialmente à literatura especializada.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresenta um caso real que tangibiliza a aplicação de uma matriz de competências, servindo como modelo prático e oferecendo insights valiosos para outras empresas do setor de tecnologia que enfrentam desafios similares na gestão de pessoas.

Abstract

Study goals
The general objective was to analyze the adequacy of socioemotional skills from Alfa company's matrix with the literature. The specific objectives were to identify similarities and differences between the company's matrix and the theoretical framework, in order to propose improvements.
Relevance / originality
The research addresses a real problem of a company experiencing rapid growth in the technology sector. Its originality lies in analyzing a skill's matrix created based on practical experience, without academic support, serving as a model and guidance for other companies.
Methodology / approach
This technical report used a qualitative and exploratory case study. The approach involved four stages: literature review, documentary analysis of the company's matrix, comparative analysis to identify gaps, and finally, the proposition of recommendations.
Main results
The results showed an 80% alignment between the socioemotional skills of the matrix and the literature. However, two critical gaps were identified: the absence of the "teamwork" skill and an imbalance between technical and soft skills.
Theoretical / methodological contributions
The main theoretical contribution is the validation of the organization's empirical knowledge, demonstrating that its tool, even without formal theoretical development, partially aligns with the specialized literature.
Social / management contributions
The study presents a real case that materializes the application of a skills matrix, serving as a practical model and offering valuable insights for other companies in the technology sector that face similar challenges in people management.