Objetivo do estudo
O objetivo geral foi analisar a adequação de competências socioemocionais de uma matriz da empresa Alfa com a literatura. Os objetivos específicos foram identificar similaridades e diferenças entre a matriz da empresa e o referencial teórico, a fim de propor melhorias.
Relevância/originalidade
A pesquisa aborda um problema real de empresa em crescimento acelerado no setor tecnológico. Sua originalidade está em analisar uma matriz de competências criada com base na experiência prática, sem suporte acadêmico, servindo como um modelo e direcionamento para outras empresas.
Metodologia/abordagem
Este relato técnico utilizou um estudo de caso qualitativo e exploratório. A abordagem envolveu quatro etapas: revisão da literatura, análise documental da matriz da empresa, análise comparativa para encontrar lacunas e, por fim, a proposição de recomendações.
Principais resultados
Os resultados mostraram um alinhamento de 80% entre as competências socioemocionais da matriz e a literatura. No entanto, foi identificada duas lacunas críticas: a ausência da competência "trabalho em equipe" e um desequilíbrio entre competências técnicas e socioemocionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A principal contribuição teórica é a validação do o conhecimento empírico da organização, ao demonstrar que sua ferramenta, mesmo sem um desenvolvimento teórico formal, alinha-se parcialmente à literatura especializada.
Contribuições sociais/para a gestão
O estudo apresenta um caso real que tangibiliza a aplicação de uma matriz de competências, servindo como modelo prático e oferecendo insights valiosos para outras empresas do setor de tecnologia que enfrentam desafios similares na gestão de pessoas.