Resumo

Título do Artigo

INTERNACIONALIZAÇÃO DE PRODUTOS BRASILEIROS: UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA BASEADA EM PROJETOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EM COMÉRCIO EXTERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Redes, Ecossistemas e Políticas de Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - MARCUS VINICIUS DOS REIS VENDITTI
Faculdade SENAI “Suíço-Brasileira Paulo Ernesto Tolle” - CFP 1.15
2 - TANIA CRISTINA CALSA VENDITTI
-

Reumo

Objetivo do estudo
Capacitar os alunos a desenvolverem planos de internacionalização abrangentes e viáveis para produtos brasileiros, contemplando aspectos de marketing, logística e finanças.
Relevância/originalidade
O projeto complementa a formação acadêmica com atividades que simulam a realidade do mercado de trabalho, permitindo aos estudantes confrontar conceitos teóricos com desafios práticos, o que promove uma aprendizagem mais significativa e duradoura Ele se destaca por sua natureza interdisciplinar, integrando
Metodologia/abordagem
A metodologia empregada é uma pesquisa de natureza qualitativa, com caráter descritivo e exploratório A abordagem de ensino-aprendizagem é ativa e colaborativa, pautada na Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), com foco na aplicação prática de conceitos teóricos da disciplina "Redes
Principais resultados
O projeto resultou na elaboração de planos de internacionalização detalhados e abrangentes para produtos brasileiros, demonstrando a capacidade dos alunos em aplicar conceitos teóricos em cenários práticos Três projetos se destacaram: um restaurante de culinária regional brasileira para Portugal, um vinho Merlot
Contribuições teóricas/metodológicas
O projeto confirma a eficácia da aprendizagem baseada em projetos (ABP) no ensino superior tecnológico, favorecendo a articulação entre teoria e prática Demonstra como a ABP promove o protagonismo discente e a construção ativa do conhecimento através da resolução de problemas complexos
Contribuições sociais/para a gestão
O projeto prepara os alunos para os desafios do mercado global, desenvolvendo habilidades analíticas, de planejamento e de trabalho em equipe Contribui para o desenvolvimento econômico do país ao impulsionar a competitividade e a diversificação das exportações Para a instituição de ensino,

Abstract

Study goals
To enable students to develop comprehensive and viable internationalization plans for Brazilian products, covering marketing, logistics, and financial aspects.
Relevance / originality
The project complements academic training with activities that simulate the reality of the job market, allowing students to confront learned concepts with practical challenges, promoting more significant and lasting learning It stands out for its interdisciplinary nature, integrating knowledge from various areas
Methodology / approach
The methodology used is qualitative research, with a descriptive and exploratory character The teaching-learning approach is active and collaborative, based on Project-Based Learning (PBL), with a focus on the practical application of theoretical concepts from the discipline "Logistics Networks and International Logistics
Main results
The project resulted in the elaboration of detailed and comprehensive internationalization plans for Brazilian products, demonstrating the students' ability to apply theoretical concepts in practical scenarios Three projects stood out: a Brazilian regional cuisine restaurant for Portugal, a premium Merlot wine from
Theoretical / methodological contributions
The project confirms the effectiveness of project-based learning (PBL) in technological higher education, favoring the articulation between theory and practice It demonstrates how PBL promotes student protagonism and the active construction of knowledge through the resolution of complex and interdisciplinary problems Furthermore,
Social / management contributions
The project prepares students for the challenges of the global market, developing analytical, planning, and teamwork skills It contributes to the country's economic development by boosting export competitiveness and diversification For the educational institution, it strengthens the commitment to excellent training, aligned