Resumo

Título do Artigo

O PAPEL DA GESTÃO DO CONHECIMENTO E FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS COLABORATIVAS NA ARTICULAÇÃO DE PROPOSTAS NO PILOTO DO DREX.
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - WELLINGTON NUNES MORAES
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo - Engenharia de Produção
2 - Fernando José Barbin Laurindo
USP - Universidade de São Paulo -

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar como práticas estruturadas de gestão do conhecimento e ferramentas tecnológicas colaborativas contribuem para integração de conhecimento entre membros de consórcios temporários com níveis heterogêneos de saberes no piloto do DREX.
Relevância/originalidade
Este estudo destaca a originalidade de analisar empiricamente a gestão do conhecimento em consórcios temporários no processo de submissão da Fase 2 do piloto do DREX, evidenciando como práticas estruturadas e ferramentas colaborativas promovem integração de saberes em contextos efêmeros e complexos.
Metodologia/abordagem
Estudo de caso múltiplo qualitativo descritivo. Análise de dois consórcios do piloto do DREX através de entrevistas semiestruturadas com participantes. Triangulação de dados baseada em proposições teóricas fundamentadas na literatura.
Principais resultados
Práticas estruturadas de GC e ferramentas colaborativas simples facilitam integração interorganizacional. Reuniões presenciais iniciais fortalecem confiança. Google Docs, WhatsApp e Slack aceleram compartilhamento de conhecimento em contextos temporários.
Contribuições teóricas/metodológicas
Extensão do modelo SECI para arranjos temporários interorganizacionais. Validação do conceito "Ba" em ambientes digitais colaborativos. Framework para gestão do conhecimento em consórcios de inovação tecnológica com prazos exíguos.
Contribuições sociais/para a gestão
Diretrizes práticas para formação de consórcios de inovação financeira. Orientações para gestores sobre ferramentas e práticas eficazes de gestão do conhecimento em projetos colaborativos temporários de alta especialização técnica.

Abstract

Study goals
To investigate how structured knowledge management practices and advanced collaborative technological tools integrate knowledge among consortium members temporarily with heterogeneous levels of knowledge in the DREX pilot.
Relevance / originality
This study highlights the originality of empirically analyzing knowledge management in temporary consortia in the submission process of Phase 2 of the DREX pilot, demonstrating how structured practices and collaborative tools promote knowledge integration in ephemeral and complex contexts.
Methodology / approach
Qualitative descriptive multiple case study. Analysis of two DREX pilot consortia through semi-structured interviews with participants. Data triangulation based on theoretical propositions grounded in the literature.
Main results
Structured KM practices and simple collaborative tools facilitate interorganizational integration. Initial in-person meetings build trust. Google Docs, WhatsApp, and Slack accelerate knowledge sharing in temporary contexts.
Theoretical / methodological contributions
Extension of the SECI model to temporary interorganizational arrangements. Validation of the “Ba” concept in collaborative digital environments. Framework for knowledge management in technological innovation consortia with tight deadlines.
Social / management contributions
Practical guidelines for forming financial innovation consortia. Guidance for managers on effective knowledge management tools and practices in temporary collaborative projects with high technical specialization.