Resumo

Título do Artigo

FERRAMENTAS DE MARKETING DIGITAL NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DE PETSHOP EM OURO BRANCO- MG: ANÁLISE DE CASES
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Tema

Marketing Analytics

Autores

Nome
1 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
2 - Pedro Xavier da Penha
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco
3 - Marinette Santana Fraga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES - ICSA
4 - Igor Gonçalves Riquieri
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Reumo

Objetivo do estudo
Estudar o tema e identificar as ferramentas de marketing digital que influenciam no desenvolvimento das vendas nas micro e pequenas empresas do setor de petshops em Ouro Branco, mapear as ferramentas de marketing digital usadas pelas organizações estudadas.
Relevância/originalidade
Contribuição do marketing digital para a evolução das empresas de Petshop que hoje geram renda para milhares de pessoas no Brasil. Em pesquisa realizada pelo SEBRAE (2021c).
Metodologia/abordagem
Foi realizado um estudo de caso em duas empresas do setor cujos dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas.
Principais resultados
Pode-se concluir que as ferramentas de marketing digital tem contribuído com o desenvolvimento das vendas dos cases estudados por meio da divulgação dos produtos e serviços, atraindo a atenção de potenciais clientes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Integra conhecimentos de administração como marketing, ciência de dados e comportamento do consumidor, possibilitando a utilização dessas ferramentas e da metodologia em outros segmentos de mercado.
Contribuições sociais/para a gestão
Demonstrou que o marketing digital é plenamente absorvido por esses micro e pequenos empreendedores e que é uma ferramenta que auxilia na gestão e crescimento do setor, gerando empregos e oportunidades.

Abstract

Study goals
To study the topic and identify the digital marketing tools that influence sales development in micro and small businesses in the pet shop sector in Ouro Branco, as well as to map the digital marketing tools used by the organizations studied.
Relevance / originality
The contribution of digital marketing to the growth of pet shop businesses, which today generate income for thousands of people in Brazil, according to research conducted by SEBRAE (2021c).
Methodology / approach
A case study was conducted in two companies in the sector, with data collected through semi-structured interviews.
Main results
It can be concluded that digital marketing tools have contributed to the development of sales in the case studies by promoting products and services and attracting the attention of potential customers.
Theoretical / methodological contributions
It integrates knowledge from business administration such as marketing, data science, and consumer behavior, enabling the use of these tools and methodology in other market segments.
Social / management contributions
It demonstrated that digital marketing is fully embraced by these micro and small entrepreneurs and that it is a tool that supports management and growth in the sector, generating jobs and opportunities.