Resumo

Título do Artigo

DO CONHECIMENTO À INOVAÇÃO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE A TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA NO MODELO DA HÉLICE TRÍPLICE
Abrir Arquivo

Tema

Conhecimento, Propriedade Intelectual e a Inovação Organizacional: explorando a Transferência de Tecnologia, Processos e Projetos Empreendedores

Autores

Nome
1 - Cleuso Ferreira de Souza
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto
2 - Hudson Fernandes Amaral
Centro Universitário Unihorizontes - Barro Preto
3 - Daniel Felipe Martins
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-FMG - Nova Gameleira

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar barreiras, oportunidades e tendências na transferência de tecnologia no Brasil, no contexto da Hélice Tríplice, oferecendo subsídios para políticas públicas e estratégias institucionais que ampliem a efetividade da interação universidade–empresa–governo.
Relevância/originalidade
O estudo contribui para a compreensão crítica do ecossistema brasileiro de inovação, integrando análise bibliométrica e de conteúdo. Evidencia lacunas, como a escassez de estudos longitudinais, e aponta caminhos para alinhar teoria e prática em contextos nacionais.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura, seguindo o protocolo PRISMA. Busca em SCOPUS e Web of Science. Análise bibliométrica com VOSviewer e análise de conteúdo com NVivo segundo Bardin, contemplando 54 artigos e aprofundamento em 12 estudos sobre o contexto brasileiro.
Principais resultados
Identificação de quatro clusters temáticos internacionais e nacionais, destacando infraestrutura, colaboração interinstitucional, bases teóricas e práticas de transferência. Persistem barreiras estruturais e culturais, baixa participação privada e ausência de métricas robustas, apesar de avanços na estruturação de NITs, TTOs e parques tecnológicos.
Contribuições teóricas/metodológicas
Avança na sistematização de evidências sobre transferência de tecnologia no modelo da Hélice Tríplice, integrando abordagens teóricas e práticas. Oferece mapeamento de autores, conceitos e clusters, e indica lacunas metodológicas para futuras investigações, especialmente em estudos longitudinais.
Contribuições sociais/para a gestão
Apoia a formulação de políticas e estratégias institucionais para fortalecer a inovação, aproximando academia e setor produtivo. Sugere mecanismos para superar barreiras institucionais e culturais, ampliando a participação empresarial e a conversão de conhecimento acadêmico em soluções de mercado.

Abstract

Study goals
From Knowledge to Innovation: A Systematic Review on Technology Transfer in the Triple Helix Model
Relevance / originality
The study contributes to a critical understanding of the Brazilian innovation ecosystem, integrating bibliometric and content analyses. It highlights gaps, such as the scarcity of longitudinal studies, and suggests ways to align theory and practice in national contexts.
Methodology / approach
Systematic literature review following the PRISMA protocol. Searches in SCOPUS and Web of Science. Bibliometric analysis with VOSviewer and content analysis with NVivo, according to Bardin, covering 54 articles and an in-depth review of 12 studies focused on Brazil.
Main results
Identification of four thematic clusters at international and national levels, highlighting infrastructure, interinstitutional collaboration, theoretical foundations, and technology transfer practices. Structural and cultural barriers, low private sector engagement, and lack of robust metrics persist despite advances in NITs, TTOs, and science parks.
Theoretical / methodological contributions
Advances the systematization of evidence on technology transfer in the Triple Helix model, integrating theoretical and practical approaches. Provides mapping of authors, concepts, and clusters, and identifies methodological gaps for future research, particularly longitudinal studies.
Social / management contributions
Supports the formulation of policies and institutional strategies to strengthen innovation, bringing academia closer to the productive sector. Suggests mechanisms to overcome institutional and cultural barriers, increasing private sector participation and the conversion of academic knowledge into market solutions.