Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DE ESTILOS DE APRENDIZAGEM NO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DO INSTITUTO FEDERAL ALFA NO SEGUNDO SEMESTRE DE 2023: APLICAÇÃO DA TEORIA KOLB
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - RAFAEL BARBOZA TEIXEIRA
Instituto Federal de Minas Gerais - IFMG - Ouro Branco
2 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
3 - Pedro Xavier da Penha
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco
4 - Marinette Santana Fraga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES - ICSA

Reumo

Objetivo do estudo
O presente estudo teve como objetivo descrever o perfil do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal Alfa, por meio da aplicação do inventário de Kolb adaptado.
Relevância/originalidade
Identificar os estilos de aprendizagem permite adquirir informações relevantes a respeito das características e preferências dos acadêmicos no processo de ensino-aprendizagem.
Metodologia/abordagem
A metodologia foi uma pesquisa aplicada, descritiva, caracterizada como estudo de caso, utilizado para descrever a realidade de um grupo de discentes do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal ALFA que atua em Minas Gerais.
Principais resultados
Os resultados demonstraram que independente do período analisado, a maior parte dos acadêmicos são identificados com o estilo Convergente, caracterizado por indivíduos que buscam a aplicação prática das ideias.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados identificados podem contribuir com o corpo docente, a fim de atualizar suas aulas na tentativa não apenas de satisfazer o estilo de aprendizagem da maioria, mas de realizar possíveis adaptações que abranjam todos os perfis de alunos, além de estimulá-los.
Contribuições sociais/para a gestão
Entender e identificar metodologias que estimulem os alunos, auxilia na aprendizagem e na formação de profissionais mais capacitado para gestão e para o desenvolvimento social.

Abstract

Study goals
The present study aimed to describe the profile of the Information Systems program at the Federal Institute Alfa through the application of the adapted Kolb inventory.
Relevance / originality
Identifying learning styles allows for the acquisition of relevant information regarding students' characteristics and preferences in the teaching-learning process.
Methodology / approach
The methodology was an applied, descriptive research study, characterized as a case study, used to describe the reality of a group of Information Systems students from the Federal Institute ALFA, located in Minas Gerais.
Main results
The results showed that, regardless of the period analyzed, the majority of students were identified with the Convergent learning style, characterized by individuals who seek the practical application of ideas.
Theoretical / methodological contributions
The identified results may contribute to the teaching staff by helping them update their classesnot only to meet the learning style of the majority, but also to make possible adaptations that encompass all student profiles, while also fostering engagement and motivation.
Social / management contributions
Understanding and identifying methodologies that stimulate students aids in the learning process and contributes to the development of more qualified professionals for management and social development.