Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA MÚSICA AMBIENTE COMO FATOR DE INFLUÊNCIA NA PERCEPÇÃO DA EXPERIÊNCIA DO CONSUMIDOR: ESTUDO DE CASO NA CONFEITARIA DELTA
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Bruno Soares Lopes Santos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais - Ouro Branco
2 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
3 - Pedro Xavier da Penha
Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco
4 - Marinette Santana Fraga
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA - CAMPUS GOVERNADOR VALADARES - ICSA

Reumo

Objetivo do estudo
A presente pesquisa objetiva descrever a influência da música ambiente na percepção do consumidor quanto sua experiência na confeitaria DELTA.
Relevância/originalidade
A música ambiente é um dos fatores mais importantes na construção de uma atmosfera impactante, capaz de enriquecer a experiência de compra dos consumidores, tendo em vista que a música é altamente influente na percepção sensorial dos indivíduos.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi feita através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com 40 consumidores da confeitaria DELTA. Para tratamento dos dados, foi utilizado o método de análise de conteúdo.
Principais resultados
Foi evidenciado que a música ambiente também influencia a forma como os consumidores percebem a imagem e a qualidade da marca, agregando valor à experiência de consumo. Por meio da playlist de jazz, os consumidores da confeitaria DELTA foram influenciados positivamente.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo pode ser utilizados por variados segmentos para obtenção de diferenciação e qualidade.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo pode ser aplicado em outros estabelecimentos, garantindo novas experiências de consumo e satisfação dos clientes e gerando maiores oportunidades de inovação e interação social.

Abstract

Study goals
This research aims to describe the influence of ambient music on consumer perception regarding their experience at DELTA confectionery.
Relevance / originality
Ambient music is one of the most important factors in creating an impactful atmosphere, capable of enhancing the consumer's shopping experience, given that music is highly influential in individuals' sensory perception.
Methodology / approach
A qualitative study was conducted through a case study approach. Data was collected through semi-structured interviews with 40 consumers of DELTA confectionery. For data analysis, the content analysis method was used.
Main results
It was found that ambient music also influences how consumers perceive the brand's image and quality, adding value to the consumption experience. Through the jazz playlist, DELTA confectionery’s consumers were positively influenced.
Theoretical / methodological contributions
This study can be used by various sectors to achieve differentiation and quality.
Social / management contributions
This study can be applied in other establishments, ensuring new consumer experiences and customer satisfaction, while generating greater opportunities for innovation and social interaction.