Resumo

Título do Artigo

COMPRO ESTE OU AQUELE? A INFLUÊNCIA DAS NORMAS SUBJETIVAS NA INTENÇÃO DE COMPRA DE PRODUTOS SUSTENTÁVEIS
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Tema

Pesquisa científica em sustentabilidade e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - juliana ribeiro garcia donzelli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - Leonardo Vils
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Gestão de Projetos
3 - Eduardo Mesquita
SENAC - Santo Amaro

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo será verificar se normas subjetivas possui relação com intenção de compra de produtos verdes.
Relevância/originalidade
O tema de sustentabilidade e consumo verde, apesar de bastante estudado, ainda possui lacuna significativa na pesquisa acadêmica atual no que tange entender se estar inserido em um ambiente organizacional pró-ambiental realmente impulsiona o comportamento sustentável.
Metodologia/abordagem
Este estudo é de natureza empírico-positivista, com abordagem quantitativa, estratégia experimental e explicativa/causal.
Principais resultados
A amostra final foi de 62 respondentes e os resultados evidenciaram que normas subjetivas possuem influência sobre a intenção de compra de produtos sustentáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo demonstra que indivíduos que desejam ser aprovados por seus pares tendem a adotar comportamentos e atitudes que acreditam agradá-los As normas subjetivas refletem pressões sociais externas, percepções da pessoa sobre o que os outros acham que ela deve fazer.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa fornece insights valiosos para varejistas e fabricantes de produtos sustentáveis, indicando que normas subjetivas é determinante importante da intenção de compra.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to examine whether subjective norms are related to the purchase intention of green products.
Relevance / originality
The topic of sustainability and green consumption, although widely studied, still presents a significant gap in current academic research regarding whether being part of a pro-environmental organizational environment truly fosters sustainable behavior.
Methodology / approach
This study is empirical-positivist in nature, adopting a quantitative approach with an experimental and explanatory/causal strategy.
Main results
The final sample consisted of 62 respondents, and the results revealed that subjective norms influence the purchase intention of sustainable products.
Theoretical / methodological contributions
The present study shows that individuals who seek approval from their peers tend to adopt behaviors and attitudes they believe will please them. Subjective norms reflect external social pressures and the individual’s perceptions of what others think they should do.
Social / management contributions
This research provides valuable insights for retailers and manufacturers of sustainable products, indicating that subjective norms are an important determinant of purchase intention.