Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo será verificar se normas subjetivas possui relação com intenção de compra de produtos verdes.
Relevância/originalidade
O tema de sustentabilidade e consumo verde, apesar de bastante estudado, ainda possui lacuna significativa na pesquisa acadêmica atual no que tange entender se estar inserido em um ambiente organizacional pró-ambiental realmente impulsiona o comportamento sustentável.
Metodologia/abordagem
Este estudo é de natureza empírico-positivista, com abordagem quantitativa, estratégia experimental e explicativa/causal.
Principais resultados
A amostra final foi de 62 respondentes e os resultados evidenciaram que normas subjetivas possuem influência sobre a intenção de compra de produtos sustentáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
O presente estudo demonstra que indivíduos que desejam ser aprovados por seus pares tendem a adotar comportamentos e atitudes que acreditam agradá-los As normas subjetivas refletem pressões sociais externas, percepções da pessoa sobre o que os outros acham que ela deve fazer.
Contribuições sociais/para a gestão
Esta pesquisa fornece insights valiosos para varejistas e fabricantes de produtos sustentáveis, indicando que normas subjetivas é determinante importante da intenção de compra.