Objetivo do estudo
Compreender as percepções de diretores escolares da rede pública de Fortaleza sobre os fatores que influenciam sua permanência ou saída da função e os impactos da rotatividade na gestão pedagógica e administrativa das escolas municipais.
Relevância/originalidade
A pesquisa aborda uma temática pouco explorada na literatura brasileira: a rotatividade de diretores escolares, enfatizando seus custos ocultos e propondo caminhos para retenção, a partir do olhar dos próprios gestores em exercício e exonerados.
Metodologia/abordagem
Estudo qualitativo e exploratório, baseado em entrevistas semiestruturadas com duas diretoras da rede municipal de Fortaleza, uma em exercício e uma exonerada, como parte do pré-teste de uma pesquisa dissertativa em andamento.
Principais resultados
As entrevistas revelam que a sobrecarga administrativa, a fragilidade institucional e a ausência de suporte intersetorial são fatores que favorecem a rotatividade, enquanto o impacto positivo na comunidade escolar emerge como principal fator de motivação para permanência na função
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo amplia a discussão sobre liderança escolar ao integrar os conceitos de rotatividade, custos ocultos e competências emocionais, oferecendo categorias analíticas relevantes para estudos futuros e refinando instrumentos de coleta com base no pré-teste.
Contribuições sociais/para a gestão
Aponta caminhos para políticas públicas voltadas à valorização da liderança escolar, como formação continuada, suporte intersetorial e redução de demandas burocráticas, contribuindo para maior estabilidade das gestões e continuidade das ações pedagógicas nas escolas públicas.