Resumo

Título do Artigo

LIDERAR ATÉ QUANDO? PERMANÊNCIA E ROTATIVIDADE NA VISÃO DE DIRETORES ESCOLARES DA REDE PÚBLICA
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - GLEUBA REGINA RODRIGUES FARIAS
Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria (PPAC)
2 - Marcos Antonio Martins Lima
Universidade Federal do Ceará - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC)

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender as percepções de diretores escolares da rede pública de Fortaleza sobre os fatores que influenciam sua permanência ou saída da função e os impactos da rotatividade na gestão pedagógica e administrativa das escolas municipais.
Relevância/originalidade
A pesquisa aborda uma temática pouco explorada na literatura brasileira: a rotatividade de diretores escolares, enfatizando seus custos ocultos e propondo caminhos para retenção, a partir do olhar dos próprios gestores em exercício e exonerados.
Metodologia/abordagem
Estudo qualitativo e exploratório, baseado em entrevistas semiestruturadas com duas diretoras da rede municipal de Fortaleza, uma em exercício e uma exonerada, como parte do pré-teste de uma pesquisa dissertativa em andamento.
Principais resultados
As entrevistas revelam que a sobrecarga administrativa, a fragilidade institucional e a ausência de suporte intersetorial são fatores que favorecem a rotatividade, enquanto o impacto positivo na comunidade escolar emerge como principal fator de motivação para permanência na função
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo amplia a discussão sobre liderança escolar ao integrar os conceitos de rotatividade, custos ocultos e competências emocionais, oferecendo categorias analíticas relevantes para estudos futuros e refinando instrumentos de coleta com base no pré-teste.
Contribuições sociais/para a gestão
Aponta caminhos para políticas públicas voltadas à valorização da liderança escolar, como formação continuada, suporte intersetorial e redução de demandas burocráticas, contribuindo para maior estabilidade das gestões e continuidade das ações pedagógicas nas escolas públicas.

Abstract

Study goals
To understand the perceptions of public school principals in Fortaleza regarding the factors that influence their decision to stay or leave the position and the impacts of leadership turnover on school management.
Relevance / originality
The study addresses a topic rarely explored in Brazilian literature: school leadership turnover. It highlights hidden costs and suggests retention strategies from the perspective of current and former principals.
Methodology / approach
Qualitative and exploratory study based on semi-structured interviews with two principals, one active and one former [dismissed], from Fortaleza's public school network, as part of a dissertation pretest.
Main results
The interviews reveal that administrative overload, institutional fragility, and lack of intersectoral support contribute to turnover, while the perceived positive impact on the school community motivates principals to remain in the role.
Theoretical / methodological contributions
The study expands the discussion on school leadership by integrating concepts such as turnover, hidden costs, and emotional competencies, offering analytical categories for future studies and improving interview instruments based on the pre-test.
Social / management contributions
The findings support public policies focused on leadership retention, such as ongoing training, intersectoral support, and reducing bureaucratic burden, to ensure stability and continuity in educational management.