Resumo

Título do Artigo

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: ESTUDO DE CASO DO CONECTA RECIFE.
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia no Contexto da Gestão Pública e do 3º Setor

Autores

Nome
1 - cristiane fernanda freitas da silva
UFPE - Varzea
2 - Taciana de Barros Jerônimo
UFPE - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Joás Tomaz de Aquino
UFPE - CCSA
4 - ROBERTA VANESSA ARAGAO FELIX DA SILVA
UFPE - Recife

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo analisa o papel da inteligência artificial na otimização de serviços, tomada de decisão e participação do cidadão, aplicado à administração pública, com ênfase na análise da plataforma Conecta Recife.
Relevância/originalidade
O Conecta Recife é uma inciativa original e relevante na transformação digital do setor público brasileiro, de inovação aberta. Seu modelo gerencial pode ser observado para o desenvolvimento de soluções tecnológicas.
Metodologia/abordagem
Foi adotada a abordagem de estudo de caso descritivo, com metodologia predominantemente quantitativa, buscou analise do fenômeno social no contexto da transformação digital na plataforma do Conecta Recife.
Principais resultados
O modelo de gestão do Conecta Recife é inclusivo, dinâmico, tecnológico e mescla serviços físicos e virtuais, fomenta a cidadania e o desenvolvimento local.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo apresenta um avanço que é o estudo do papel da inteligência artificial na ótica da teoria da inovação tecnológica e transformação digital aplicada à gestão pública na cidade do Recife.
Contribuições sociais/para a gestão
A modernização de serviços públicos digitais enfrenta desafios legislativos, de inclusão digital e infraestrutura. Aliar a inteligência artificial a transformação digital pode potencializar a qualidade dos serviços públicos no atendimento eficiente e personalizado.

Abstract

Study goals
This article analyzes the role of artificial intelligence in optimizing services, decision-making, and citizen engagement, applied to public administration, with an emphasis on the analysis of the Conecta Recife platform.
Relevance / originality
Conecta Recife is an original and relevant initiative in the digital transformation of the Brazilian public sector, focused on open innovation. Its management model can be observed for the development of technological solutions.
Methodology / approach
A descriptive case study approach was adopted, with a predominantly quantitative methodology, aiming to analyze the social phenomenon in the context of digital transformation on the Conecta Recife platform.
Main results
The management model of Conecta Recife is inclusive, dynamic, technological and blends physical and virtual services, fostering citizenship and local development.
Theoretical / methodological contributions
The study presents an advancement that is the study of the role of artificial intelligence from the perspective of the theory of technological innovation and digital transformation applied to public management in the city of Recife.
Social / management contributions
The modernization of digital public services faces legislative, digital inclusion, and infrastructure challenges. Combining artificial intelligence with digital transformation can enhance the quality of public services in efficient and personalized service.