Resumo

Título do Artigo

CANVAS DA LITERACIA EM SAÚDE: A PROPOSTA DE UMA TECNOLOGIA SOCIAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Manoella Treis
Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Políticas Públicas
2 - Cristiane Drebes Pedron
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver um método que auxilie organizações a planejar iniciativas capazes de gerar valor e fortalecer a literacia em saúde dos pacientes, visando reduzir a desinformação em saúde e aprimorar a comunicação entre instituições de saúde e os pacientes.
Relevância/originalidade
Apresenta um método que, ao ser implementado em um agente virtual, transformou-se em uma tecnologia social inovadora. Sua estratégia, aplicabilidade e potencial fortalecem a relevância para que organizações de saúde se aproximem e se conectem efetivamente aos pacientes gerando literacia em saúde.
Metodologia/abordagem
Pesquisa baseada em Design Science Research, envolvendo revisão de literatura, entrevistas com profissionais de saúde, desenvolvimento e validação do Canvas da Literacia em Saúde, testes com usuários e especialistas, análise qualitativa e quantitativa, além de implementação em agente virtual de inteligência artificial.
Principais resultados
Integra teorias de gestão, comunicação e educação em saúde a uma tecnologia social. Avança no uso de metodologias participativas para promoção da literacia em saúde, incorporando literacia digital e mediação por inteligência artificial, ampliando possibilidades metodológicas em inovação social.
Contribuições teóricas/metodológicas
A tecnologia social demonstrou-se clara, aplicável, flexível e amplamente aceita entre profissionais de saúde. Contribuiu para o planejamento estruturado de ações de comunicação e educação, ampliando o alcance, a eficácia e a personalização das iniciativas de literacia em saúde em diversos contextos.
Contribuições sociais/para a gestão
Facilita o planejamento estratégico de ações de saúde centradas no paciente, reduz desigualdades informacionais, melhora a adesão a tratamentos e a eficiência organizacional. Oferece tecnologia social escalável, de baixo custo, para qualificar o cuidado e promover a equidade em saúde.

Abstract

Study goals
To develop a method that helps organizations plan initiatives capable of generating value and strengthening patients’ health literacy, aiming to reduce health misinformation and improve communication between healthcare institutions and patients.
Relevance / originality
It presents a method that, when implemented in a virtual agent, evolved into an innovative social technology. Its strategy, applicability, and potential enhance its relevance, enabling healthcare organizations to effectively approach and connect with patients, fostering health literacy.
Methodology / approach
Research based on Design Science Research, involving literature review, interviews with healthcare professionals, development and validation of the Health Literacy Canvas, testing with users and experts, qualitative and quantitative analysis, and implementation in an artificial intelligence virtual agent.
Main results
It integrates management, communication, and health education theories into a social technology. It advances the use of participatory methodologies to promote health literacy, incorporating digital literacy and AI mediation, expanding methodological possibilities in social innovation.
Theoretical / methodological contributions
The social technology proved to be clear, applicable, flexible, and widely accepted among healthcare professionals It contributed to the structured planning of communication and education actions, expanding the reach, effectiveness, and personalization of health literacy initiatives in diverse contexts Perguntar ao ChatGPT
Social / management contributions
It facilitates the strategic planning of patient-centered health actions, reduces informational inequalities, improves treatment adherence and organizational efficiency. It offers a scalable, low-cost social technology to enhance care quality and promote health equity.