Resumo

Título do Artigo

PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS DO GRUPO SÃO PIETRO: UMA EXPERIÊNCIA DE APLICAÇÃO ACADÊMICO-EMPRESARIAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Patrícia Martins Fagundes Cabral
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Programa de Pós Graduação em Gestão e Negocios
2 - José Carlos da Silva Freitas Junior
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - PPGN
3 - Gustavo Rodrigues
-
4 - Jubin yoo
UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São leopoldo

Reumo

Objetivo do estudo
Descrever o processo de concepção, desenvolvimento, implementação e avaliação do Programa de Desenvolvimento de Lideranças do Grupo São Pietro, destacando como a ação buscou alinhar competências gerenciais aos desafios estratégicos, operacionais e culturais decorrentes da rápida expansão organizacional vivenciada em 2024.
Relevância/originalidade
A experiência ilustra um modelo inovador de cooperação universidade-empresa, integrando conhecimento científico e demandas práticas para estruturar soluções de capacitação de lideranças, com aplicabilidade direta a organizações em crescimento acelerado, especialmente no setor de saúde, mantendo aderência a princípios de governança.
Metodologia/abordagem
Realizou-se diagnóstico por meio de entrevistas semiestruturadas, grupos focais e análise documental, resultando em programa híbrido com 50h de formação comum e 25h adicionais de coaching individual para líderes estratégicos, conduzido por professores e doutorandos, com uso de metodologias ativas.
Principais resultados
O programa obteve média de participação de 91% e satisfação geral de 9,2/10, ampliando o alinhamento cultural, fortalecendo competências de liderança e promovendo maior integração entre unidades, além de gerar insumos para aperfeiçoar processos de gestão de pessoas e estratégias institucionais.
Contribuições teóricas/metodológicas
A experiência confirma a eficácia de metodologias híbridas e colaborativas para o desenvolvimento de competências de liderança, evidenciando como a integração entre práticas acadêmicas e demandas organizacionais potencializa o aprendizado e sustenta a gestão por competências em ambientes dinâmicos e desafiadores.
Contribuições sociais/para a gestão
O PTT contribuiu para consolidar a identidade organizacional, qualificar práticas de gestão de pessoas e criar um modelo replicável em outras organizações de saúde e serviços, favorecendo a governança, a sustentabilidade e a capacidade adaptativa em contextos de expansão e mudança acelerada.

Abstract

Study goals
To describe the process of conception, development, implementation, and evaluation of the São Pietro Group Leadership Development Program, highlighting how the initiative sought to align managerial competencies with the strategic, operational, and cultural challenges arising from the organization’s rapid expansion in 2024.
Relevance / originality
This experience illustrates an innovative model of university–industry collaboration, integrating scientific knowledge and practical demands to structure leadership development solutions with direct applicability to rapidly growing organizations, particularly in the healthcare sector, while maintaining adherence to governance principles and organizational culture.
Methodology / approach
A diagnostic process involving semi-structured interviews, focus groups, and document analysis informed a hybrid program with 50 hours of shared training and 25 hours of individual coaching, delivered by professors and doctoral students using active learning methods and interactive digital tools.
Main results
The program achieved an average participation rate of 91% and an overall satisfaction score of 9.2/10, enhancing cultural alignment, strengthening leadership competencies, and promoting greater integration among units. It also generated inputs to improve people management processes and institutional strategies.
Theoretical / methodological contributions
The experience confirms the effectiveness of hybrid and collaborative methodologies for developing leadership competencies, demonstrating how the integration of academic practices with organizational demands can enhance learning and sustain competency-based management in dynamic and challenging environments.
Social / management contributions
The technical-technological product (PTT) contributed to consolidating organizational identity, improving people management practices, and creating a replicable model for other healthcare and service organizations, supporting governance, sustainability, and adaptive capacity in contexts of accelerated growth and change.