Resumo

Título do Artigo

STAKEHOLDERS NO CENTRO DA ESTRATÉGIA: CAMINHOS PARA AMPLIAR IMPACTO SOCIAL DE PROJETOS
Abrir Arquivo

Tema

Metodologias e Ferramentas de Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - THAIS OLIVEIRA GUERRA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Cristina Dai Prá Martens
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGP Uninove

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar de que forma a gestão estratégica de stakeholders internos pode fortalecer o engajamento deste grupo à estratégia organizacional para ampliar impacto social de projetos.
Relevância/originalidade
O relato técnico fornece maior compreensão de desafios para obter impacto social na gestão de projetos relacionados ao engajamento de stakeholders e oferece estratégias com abordagens mais relacionais para alinhar implementação e estratégias.
Metodologia/abordagem
A pesquisa qualitativa envolveu revisão narrativa da literatura nas bases Web of Science, Scopus e literatura cinzenta relevante, análise documental e observação participante em uma organização social brasileira.
Principais resultados
A relevância teórica do tema foi reforçada pela literatura e intervenções observadas no fortalecimento do engajamento de stakeholders internos por meio de co-design na gestão da produção de conhecimentos e no sistema de gestão de métricas.
Contribuições teóricas/metodológicas
O engajamento de stakeholders é um fator crítico na produção e análise de impacto de projetos sociais. O relato analisa desafios e estratégias da gestão de stakeholders para aumentar o potencial das transformações sociais.
Contribuições sociais/para a gestão
Fortalecimento da cultura organizacional e redução de tensões na implementação por meio do co-design que viabiliza a identificação, comunicação e engajamento de stakeholders internos na produção de conhecimento e métricas, integrando contexto organizacional e sociocultural, implementação e estratégia.

Abstract

Study goals
To analyze how strategic management of internal stakeholders can strengthen this group's engagement with organizational strategy to expand projects' social impact.
Relevance / originality
The technical report provides a greater understanding of the challenges of achieving social impact in project management related to stakeholder engagement and offers strategies with more relational approaches to align implementation and strategies.
Methodology / approach
The qualitative research involved a narrative literature review in Web of Science, Scopus, and relevant gray literature, document analysis, and participant observation in a Brazilian social organization.
Main results
The theoretical relevance of the topic was reinforced by the literature and interventions observed in strengthening internal stakeholder engagement through co-design in knowledge production management and the metrics management system.
Theoretical / methodological contributions
Stakeholder engagement is a critical factor in the production and impact analysis of social projects. The report analyzes stakeholder management challenges and strategies to increase the potential for social transformations.
Social / management contributions
Strengthening organizational culture and reducing implementation tensions through co-design, which enables the identification, communication, and engagement of internal stakeholders in the production of knowledge and metrics, integrating organizational and sociocultural context, implementation, and strategy.