Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM E COCRIAÇÃO DE VALOR: UMA PROPOSTA DE MODELO INTEGRATIVO NO ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Marketing de Serviços

Autores

Nome
1 - Wanderson Dutra Gresele
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Marechal Cândido Rondon

Reumo

Objetivo do estudo
Este ensaio teórico tem por objetivo desenvolver um quadro conceitual integrativo que articule os componentes do Modelo Presságio–Processo–Produto (3P’s) com elementos do Modelo de Cocriação de Valor no ensino superior
Relevância/originalidade
A originalidade reside na integração de tradições teóricas que raramente dialogam: a Psicologia Educacional e a Lógica Dominante do Serviço. O estudo supre uma lacuna ao articular explicitamente processos de aprendizagem com as dinâmicas de criação de valor.
Metodologia/abordagem
Trata-se de um ensaio teórico de caráter conceitual e integrativo. A construção do modelo e das proposições foi sistematicamente orientada pelos princípios para o desenvolvimento de contribuições conceituais delineados no framework 7C de Hollebeek et al. (2024).
Principais resultados
O principal resultado é um modelo conceitual que integra a aprendizagem e a cocriação de valor em um ciclo dinâmico e inter-relacionado. Adicionalmente, o estudo apresenta uma matriz com nove proposições que exploram sistematicamente as intersecções entre os modelos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A proposta oferece um arcabouço para compreender a cocriação de valor e a aprendizagem no ensino superior. Metodologicamente, a matriz integrativa e a aplicação do framework 7C fornecem um roteiro para futuras contribuições.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece um arcabouço para a gestão pedagógica alinhar planejamento, execução e avaliação de práticas educacionais participativas. Orienta o desenho de currículos, avaliações e desenvolvimento docente para ampliar o engajamento estudantil e a qualidade do ensino superior.

Abstract

Study goals
This theoretical essay aims to develop an integrative conceptual framework that articulates the components of the Presage-Process-Product (3P's) Model with elements of the Value Co-creation Model in higher education.
Relevance / originality
The originality lies in integrating theoretical traditions that rarely interact: Educational Psychology and Service-Dominant Logic. The study addresses a gap by explicitly linking learning processes with the dynamics of value creation.
Methodology / approach
This is a conceptual and integrative theoretical essay. The construction of the model and its propositions was systematically guided by the principles for developing conceptual contributions outlined in the 7C framework by Hollebeek et al. (2024).
Main results
The main result is a conceptual model that integrates learning and value co-creation into a dynamic and interrelated cycle. Additionally, the study presents a matrix with nine propositions that systematically explore the intersections between the models.
Theoretical / methodological contributions
The proposal offers a framework for understanding value co-creation and learning in higher education. Methodologically, the integrative matrix and the application of the 7C framework provide a roadmap for future contributions.
Social / management contributions
It offers a framework for pedagogical management to align the planning, execution, and evaluation of participatory educational practices. It guides the design of curricula, assessments, and faculty development to enhance student engagement and the quality of higher education.