Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos das práticas ambientais e da transformação digital adotadas por bancos integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da bolsa de valores brasileira (B3), sobre o comportamento de clientes e investidores do setor bancário.
Relevância/originalidade
Foram analisados indicadores e dados públicos de instituições financeiras atuantes no Brasil no período de 2021 a 2024 A resposta a essa questão pode subsidiar boas práticas no setor bancário voltadas à atração de novos clientes, bem como orientar decisões institucionais futuras.
Metodologia/abordagem
A pesquisa adota uma abordagem exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, por meio da análise de dados secundários, com o objetivo de investigar os impactos das ações ambientais e das estratégias de transformação digital adotadas por instituições bancárias.
Principais resultados
Foi identificada uma forte correlação negativa entre o valor das tarifas e o número de clientes (r = -0,760; p < 0,001), sugerindo que instituições com preços mais elevados tendem a apresentar uma base de clientes menor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Sobre as implicações gerenciais, este estudo destaca a importância de entender como as instituições financeiras utilizam práticas de bancos verdes relacionadas as dimensões de transformação digital em suas operações e como são os efeitos dessas estratégias no comportamento de clientes e investidores.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa revela que os bancos podem proteger melhor o meio ambiente aplicando práticas bancárias verdes nos níveis de governança corporativa e de inovação digital.