Resumo

Título do Artigo

EFEITOS DOS INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE E DE TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DOS BANCOS SOBRE O COMPORTAMENTO DE CLIENTES E INVESTIDORES
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Tema

Indicadores de Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - FELIPE YAMAZAKI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração
2 - Heidy Rodriguez Ramos
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Silvia Pierre Irazusta
Centro Estadual de educação Tecnológica Paula Souza - unidade de Pós-graduação, Extensão e Pesquisa

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo analisar os efeitos das práticas ambientais e da transformação digital adotadas por bancos integrantes do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), da bolsa de valores brasileira (B3), sobre o comportamento de clientes e investidores do setor bancário.
Relevância/originalidade
Foram analisados indicadores e dados públicos de instituições financeiras atuantes no Brasil no período de 2021 a 2024 A resposta a essa questão pode subsidiar boas práticas no setor bancário voltadas à atração de novos clientes, bem como orientar decisões institucionais futuras.
Metodologia/abordagem
A pesquisa adota uma abordagem exploratória, de natureza qualitativa e quantitativa, por meio da análise de dados secundários, com o objetivo de investigar os impactos das ações ambientais e das estratégias de transformação digital adotadas por instituições bancárias.
Principais resultados
Foi identificada uma forte correlação negativa entre o valor das tarifas e o número de clientes (r = -0,760; p < 0,001), sugerindo que instituições com preços mais elevados tendem a apresentar uma base de clientes menor.
Contribuições teóricas/metodológicas
Sobre as implicações gerenciais, este estudo destaca a importância de entender como as instituições financeiras utilizam práticas de bancos verdes relacionadas as dimensões de transformação digital em suas operações e como são os efeitos dessas estratégias no comportamento de clientes e investidores.
Contribuições sociais/para a gestão
A pesquisa revela que os bancos podem proteger melhor o meio ambiente aplicando práticas bancárias verdes nos níveis de governança corporativa e de inovação digital.

Abstract

Study goals
This article aims to analyze the effects of environmental practices and digital transformation adopted by banks that are part of the Corporate Sustainability Index (ISE) of the Brazilian stock exchange (B3) on the behavior of customers and investors in the banking sector
Relevance / originality
Indicators and public data from financial institutions operating in Brazil from 2021 to 2024 were analyzed. The answer to this question can support good practices in the banking sector aimed at attracting new customers, as well as guide future institutional decisions.
Methodology / approach
The research adopts an exploratory approach, both qualitative and quantitative in nature, through the analysis of secondary data, with the aim of investigating the impacts of environmental actions and digital transformation strategies adopted by banking institutions.
Main results
A strong negative correlation was identified between the value of fees and the number of customers (r = -0.760; p < 0.001), suggesting that institutions with higher prices tend to have a smaller customer base.
Theoretical / methodological contributions
Regarding managerial implications, this study highlights the importance of understanding how financial institutions use green banking practices related to the dimensions of digital transformation in their operations and the effects of these strategies on customer and investor behavior.
Social / management contributions
The research reveals that banks can better protect the environment by applying green banking practices at the corporate governance and digital innovation levels.