Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DO CONHECIMENTO EM TRABALHOS HÍBRIDO E REMOTO: UM ESTUDO BASEADO NA PERCEPÇÃO DE GESTORES
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Regiane Rodrigues de Quadros Simi
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - FOZ DO IGUACU
2 - Fabrício Baron Mussi
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu

Reumo

Objetivo do estudo
Esse estudo tem como objetivo compreender como gestores de diversos tipos de organizações interpretam e fazem uso da gestão do conhecimento em ambientes híbridos e remotos.
Relevância/originalidade
A maioria das pesquisas se concentram nas fases durante e imediatamente após a pandemia. Argumenta-se nesse artigo, a relevância de conhecer atuais práticas, possíveis obstáculos, bem como tecnologias atualmente empregadas para viabilizar a gestão do conhecimento em ambientes híbridos ou remotos.
Metodologia/abordagem
A pesquisa caracteriza-se como estudo qualitativo, descritivo de caso, com um exame bibliográfico, utilizando um roteiro semiestruturado para entrevista. Foram realizadas oito entrevistas, as quais ocorreram no período de maio a julho de 2025.
Principais resultados
As principais vantagens e desvantagens percebidas remetem aos aspectos pessoais, com posterior menção ao trabalho. Recursos tecnológicos otimizam a intermediação dos contatos e viabilizam o trabalho, e constituem requisitos necessários à gestão do conhecimento, a documentação e intermediação de informações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa discute uma série de categorias de investigação relacionadas ao trabalho remoto, usualmente tratadas separadamente, tais como vantagens e desvantagens do regime híbrido ou remoto, as possíveis tecnologias empregadas para viabilizar o exercício de atividades e possibilidades de avanços.
Contribuições sociais/para a gestão
Evidencia-se a importância de aspectos relacionados ao fomento cultura de compartilhamento nas organizações, à sistematização de lições e aprendizados, além de questões técnicas, a exemplo da criação de estruturas digitais que facilitem o acompanhamento diário de atividades e projetos executados remotamente.

Abstract

Study goals
This study aims to understand how managers from different types of organizations interpret and use knowledge management in hybrid and remote environments.
Relevance / originality
Most research focuses on the phases during and immediately after the pandemic. This article argues the importance of understanding current practices, potential obstacles, and technologies currently employed to enable knowledge management in hybrid or remote environments.
Methodology / approach
This is a qualitative, descriptive case study, with a literature review and a semi-structured interview guide. Eight interviews were conducted between May and July 2025.
Main results
The main advantages and disadvantages perceived relate to personal aspects, with subsequent mention of work. Technological resources optimize contact intermediation and facilitate work, and constitute necessary requirements for knowledge management, documentation, and information intermediation.
Theoretical / methodological contributions
This research discusses a series of research categories related to remote work, usually treated separately, such as advantages and disadvantages of the hybrid or remote regime, the possible technologies used to enable the exercise of activities and possibilities for advances.
Social / management contributions
The importance of aspects related to fostering a culture of sharing in organizations, the systematization of lessons learned, and technical issues, such as the creation of digital structures that facilitate the daily monitoring of activities and projects carried out remotely, is highlighted.