Objetivo do estudo
Esse estudo tem como objetivo compreender como gestores de diversos tipos de organizações interpretam e fazem uso da gestão do conhecimento em ambientes híbridos e remotos.
Relevância/originalidade
A maioria das pesquisas se concentram nas fases durante e imediatamente após a pandemia. Argumenta-se nesse artigo, a relevância de conhecer atuais práticas, possíveis obstáculos, bem como tecnologias atualmente empregadas para viabilizar a gestão do conhecimento em ambientes híbridos ou remotos.
Metodologia/abordagem
A pesquisa caracteriza-se como estudo qualitativo, descritivo de caso, com um exame bibliográfico, utilizando um roteiro semiestruturado para entrevista. Foram realizadas oito entrevistas, as quais ocorreram no período de maio a julho de 2025.
Principais resultados
As principais vantagens e desvantagens percebidas remetem aos aspectos pessoais, com posterior menção ao trabalho. Recursos tecnológicos otimizam a intermediação dos contatos e viabilizam o trabalho, e constituem requisitos necessários à gestão do conhecimento, a documentação e intermediação de informações.
Contribuições teóricas/metodológicas
Esta pesquisa discute uma série de categorias de investigação relacionadas ao trabalho remoto, usualmente tratadas separadamente, tais como vantagens e desvantagens do regime híbrido ou remoto, as possíveis tecnologias empregadas para viabilizar o exercício de atividades e possibilidades de avanços.
Contribuições sociais/para a gestão
Evidencia-se a importância de aspectos relacionados ao fomento cultura de compartilhamento nas organizações, à sistematização de lições e aprendizados, além de questões técnicas, a exemplo da criação de estruturas digitais que facilitem o acompanhamento diário de atividades e projetos executados remotamente.