Resumo

Título do Artigo

COMPRAS SUSTENTÁVEIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DA INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA (UNILA): ADEQUAÇÃO À NOVA LEI DE LICITAÇÕES
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Tema

Responsabilidade Social Corporativa e ESG

Autores

Nome
1 - Karla Ghellere Rodriguez
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Foz do Iguaçu
2 - Manoela Silveira dos Santos
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus Foz do Iguaçu
3 - Fabrício Baron Mussi
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Foz do Iguaçu
4 - Eduardo Cesar Dechechi
UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Campus de Foz do Iguaçu / PR

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar como as práticas sustentáveis são incorporadas aos processos de aquisições na UNILA, bem como os desafios para sua implementação, conforme previsto na Lei nº 14.133/2021.
Relevância/originalidade
O estudo contribui ao propor um guia prático de compras públicas sustentáveis para instituições federais de ensino superior, orientando os servidores na inclusão sistemática de critérios socioambientais nos processos de aquisição, contribuindo para superar lacunas e fortalecer a sustentabilidade nas contratações públicas.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa baseada em análise bibliográfica, documental e entrevistas com servidores de uma unidade da UNILA, visando avaliar o nível de conhecimento e as dificuldades na adoção de práticas sustentáveis nas aquisições.
Principais resultados
Constatou-se que 88,88% dos processos analisados incluíram critérios de sustentabilidade. Contudo, barreiras como falta de capacitação, ausência de políticas específicas e fiscalização ineficaz comprometem a aplicação efetiva e a consolidação da sustentabilidade nos processos de aquisição.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa identifica, com base em dados reais, as barreiras técnicas e institucionais à adoção de critérios sustentáveis e propõe uma ferramenta prática para superá-las, ressaltando a importância de políticas e capacitação para fortalecer a gestão pública sustentável.
Contribuições sociais/para a gestão
O guia prático desenvolvido orienta servidores na inclusão sistemática de critérios socioambientais, promovendo aquisições mais sustentáveis e contribuindo para benefícios ambientais, sociais e econômicos, além de fortalecer a sustentabilidade como princípio estruturante das contratações públicas.

Abstract

Study goals
Evaluate how sustainable practices are incorporated into procurement processes at UNILA, as well as the challenges for their implementation, as provided for in Law No. 14,133/2021.
Relevance / originality
The study contributes by proposing a practical guide for sustainable public procurement in federal higher education institutions, guiding staff in the systematic inclusion of social and environmental criteria in procurement processes, helping to bridge gaps and strengthen sustainability in public contracting.
Methodology / approach
Qualitative research based on bibliographic and documentary analysis, as well as interviews with staff from a UNILA unit, aimed at assessing the level of knowledge and the difficulties in adopting sustainable practices in procurement.
Main results
It was found that 88.88% of the processes analyzed included sustainability criteria. However, barriers such as lack of training, absence of specific policies, and ineffective oversight compromise the effective application and consolidation of sustainability in procurement processes.
Theoretical / methodological contributions
The research identifies, based on real data, the technical and institutional barriers to adopting sustainable criteria and proposes a practical tool to overcome them, highlighting the importance of policies and training to strengthen sustainable public management.
Social / management contributions
The practical guide developed provides guidance to staff on the systematic inclusion of social and environmental criteria, promoting more sustainable procurement and contributing to environmental, social, and economic benefits, while also strengthening sustainability as a foundational principle of public contracting.