Objetivo do estudo
Avaliar a relação entre Governança de Projetos e Sucesso do Projeto, considerando o papel mediador da Aprendizagem Individual, a partir da análise empírica com profissionais atuantes em diferentes setores no contexto brasileiro
Relevância/originalidade
Explora empiricamente a integração entre governança e aprendizagem individual no desempenho de projetos, contribuindo para preencher lacunas na literatura sobre gestão de projetos em mercados emergentes e ampliando o entendimento dos mecanismos que influenciam o sucesso.
Metodologia/abordagem
Pesquisa quantitativa com 186 profissionais de projetos. Utilizou escalas validadas no Brasil e modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para testar hipóteses, assegurando validade e confiabilidade das medidas. Analisou-se mediação parcial da aprendizagem entre governança e sucesso.
Principais resultados
Governança de Projetos influencia positivamente a Aprendizagem Individual e o Sucesso do Projeto. A Aprendizagem Individual também afeta positivamente o sucesso, mediando parcialmente essa relação. Variáveis de controle não apresentaram efeitos significativos sobre os construtos dependentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Aprofunda a compreensão do papel mediador da aprendizagem individual na relação governança–sucesso, integrando perspectivas de governança e aprendizagem organizacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Fornece evidências para orientar práticas de governança voltadas à promoção da aprendizagem contínua em projetos, apoiando gestores na criação de ambientes que fortalecem competências, inovação e desempenho, especialmente em contextos organizacionais dinâmicos e mercados emergentes.