Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA GOVERNANÇA EM PROJETOS NO SUCESSO DO PROJETO E O PAPEL DA APRENDIZAGEM INDIVIDUAL
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Tema

Gestão do Conhecimento e Aprendizagem em Projetos

Autores

Nome
1 - Viviane Macedo Stivanim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Rodrigo Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
3 - Alberto Alves da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Yeda Alves De Carvalho
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar a relação entre Governança de Projetos e Sucesso do Projeto, considerando o papel mediador da Aprendizagem Individual, a partir da análise empírica com profissionais atuantes em diferentes setores no contexto brasileiro
Relevância/originalidade
Explora empiricamente a integração entre governança e aprendizagem individual no desempenho de projetos, contribuindo para preencher lacunas na literatura sobre gestão de projetos em mercados emergentes e ampliando o entendimento dos mecanismos que influenciam o sucesso.
Metodologia/abordagem
Pesquisa quantitativa com 186 profissionais de projetos. Utilizou escalas validadas no Brasil e modelagem de equações estruturais (PLS-SEM) para testar hipóteses, assegurando validade e confiabilidade das medidas. Analisou-se mediação parcial da aprendizagem entre governança e sucesso.
Principais resultados
Governança de Projetos influencia positivamente a Aprendizagem Individual e o Sucesso do Projeto. A Aprendizagem Individual também afeta positivamente o sucesso, mediando parcialmente essa relação. Variáveis de controle não apresentaram efeitos significativos sobre os construtos dependentes.
Contribuições teóricas/metodológicas
Aprofunda a compreensão do papel mediador da aprendizagem individual na relação governança–sucesso, integrando perspectivas de governança e aprendizagem organizacional.
Contribuições sociais/para a gestão
Fornece evidências para orientar práticas de governança voltadas à promoção da aprendizagem contínua em projetos, apoiando gestores na criação de ambientes que fortalecem competências, inovação e desempenho, especialmente em contextos organizacionais dinâmicos e mercados emergentes.

Abstract

Study goals
To evaluate the relationship between Project Governance and Project Success, considering the mediating role of Individual Learning, based on empirical analysis with professionals working in different sectors in the Brazilian context.
Relevance / originality
Empirically explores the integration of governance and individual learning in project performance, helping to fill gaps in the literature on project management in emerging markets and broadening the understanding of the mechanisms that influence success
Methodology / approach
Quantitative research with 186 project professionals. It used scales validated in Brazil and structural equation modeling (PLS-SEM) to test hypotheses, ensuring validity and reliability of the measurements. Partial mediation of learning between governance and success was analyzed.
Main results
Project Governance positively influences Individual Learning and Project Success. Individual Learning also positively affects success by partially mediating this relationship. Control variables did not show significant effects on the dependent constructs.
Theoretical / methodological contributions
It deepens the understanding of the mediating role of individual learning in the governance-success relationship, integrating perspectives of governance and organizational learning.
Social / management contributions
It provides evidence to guide governance practices aimed at promoting continuous learning in projects, supporting managers in creating environments that strengthen competencies, innovation and performance, especially in dynamic organizational contexts and emerging markets.