Objetivo do estudo
O presente estudo tem por objetivo analisar e constatar a falta de sucesso de um projeto de implementação de sistema ERP (Enterprise Resource Planning), em uma operadora de telecomunicações brasileira, devido à gestão inadequada de stakeholders.
Relevância/originalidade
Este artigo torna-se relevante ao mostrar como a gestão inadequada de stakeholders, em ambientes de mudanças organizacionais abruptas, comprometem os resultados e o sucesso do projeto, bem como a importância da aplicação integrada das abordagens prescritiva e relacional de gerenciamento de stakeholders.
Metodologia/abordagem
Foi utilizada a metodologia de estudo de caso único. O estudo utilizou o modelo CIMO (Contexto, Intervenção, Mecanismos e Resultados Obtidos) aplicado a um caso único, com análise baseada em observação direta e documentação do projeto durante o período de execução.
Principais resultados
O estudo constatou a falta de sucesso do projeto em termos de prazo, custo e qualidade, mostrando como a gestão inadequada de stakeholders em ambientes dinâmico e de mudanças organizacionais abruptas comprometeu negativamente o atingimento dos resultados do projeto.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui para a teoria, mostrando a aplicação prática do modelo CIMO para compreender falhas e falta de sucesso em projetos, bem como propondo a integração das abordagens prescritiva e relacional de gestão de stakeholders como mecanismo de resiliência organizacional.
Contribuições sociais/para a gestão
As contribuições práticas desse estudo para a gestão incluem recomendações estruturadas para implementação de processos de mapeamento contínuo de stakeholders e estabelecimento de mecanismos de governança adaptativa que superem mudanças organizacionais.