Objetivo do estudo
Investigar como a delegação algorítmica da seleção de motoristas no aplicativo Uber influencia a percepção de segurança física de passageiros.
Relevância/originalidade
Contribui à literatura sobre economia de plataformas e interação humano-artefato ao integrar o quadro de delegação a artefatos agentivos com evidência empírica qualitativa.
Metodologia/abordagem
Estudo qualitativo exploratório com entrevistas semiestruturadas, e análise temática assistida por NVivo.
Principais resultados
Identificado cinco categorias: Contexto de Uso; Práticas Organizacionais; Funcionalidades; Percepções de Intencionalidade; Estratégias de Enfrentamento, que moldam a sensação de segurança.
Contribuições teóricas/metodológicas
O artigo contribui teoricamente ao identificar cinco categorias que influenciam a percepção de segurança no uso do Uber, analisando suas inter-relações sob a ótica da materialidade e da delegação de decisões à IA, ampliando estudos em economia de plataformas.
Contribuições sociais/para a gestão
Recomendações práticas: aumentar transparência dos critérios de seleção, oferecer controles ao usuário e comunicar salvaguardas, reduzindo sensação de insegurança.