Resumo

Título do Artigo

MARKETING VERDE
Abrir Arquivo

Tema

Gestão Estratégica de Marcas

Autores

Nome
1 - Leandro Celestino
USP - Universidade de São Paulo - Butantã

Reumo

Objetivo do estudo
Analisar como a implementação de estratégias de marketing verde pode reduzir o impacto ambiental das empresas e quais benefícios essa abordagem traz para o meio ambiente e a sociedade
Relevância/originalidade
Trazer os benefícios ambientais dos produtos ou serviços. Desenvolver e promover produtos e serviços sustentáveis.
Metodologia/abordagem
A revisão da literatura consistiu na identificação e categorização dos estudos sobre o tema: marketing verde Foi feito levantamento na base indexada Scopus utilizando os termos de busca: green marketing e marketing verde para os anos 2019 a 2024.
Principais resultados
O marketing verde é uma fonte de vantagem competitiva para as organizações, ao integrar preocupações ambientais às estratégias de mercado. Isso possibilita diferenciação, eficiência operacional e processos produtivos mais sustentáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
Realizar uma revisão de literatura para identificar artigos que abordam a temática marketing verde A pesquisa se justifica, pois fornece dados para o avanço teórico sobre o tema e contribui também, para práticas administrativas eficazes.
Contribuições sociais/para a gestão
Promoção de práticas sustentáveis de produtos e serviços sustentáveis, o marketing verde pode incentivar os consumidores a adotar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia. Desenvolver políticas e procedimentos que apoiem a implementação do marketing verde em toda a organização.

Abstract

Study goals
Analyze how implementing green marketing strategies can reduce the environmental impact of companies and what benefits this approach brings to the environment and society.
Relevance / originality
Bringing environmental benefits to products or services. Developing and promoting sustainable products and services.
Methodology / approach
The literature review consisted of identifying and categorizing studies on the topic: green marketing. A survey was carried out in the Scopus indexed database using the search terms: green marketing and green marketing for the years 2019 to 2024.
Main results
Green marketing is a source of competitive advantage for organizations by integrating environmental concerns into market strategies. This enables differentiation, operational efficiency, and more sustainable production processes.
Theoretical / methodological contributions
Conduct a literature review to identify articles that address the topic of green marketing. The research is justified, as it provides data for theoretical advancement on the topic and also contributes to effective administrative practices.
Social / management contributions
By promoting sustainable practices for sustainable products and services, green marketing can encourage consumers to adopt more sustainable practices in their daily lives. Develop policies and procedures that support the implementation of green marketing throughout the organization.