Objetivo do estudo
Analisar como a implementação de estratégias de marketing verde pode reduzir o impacto ambiental das empresas e quais benefícios essa abordagem traz para o meio ambiente e a sociedade
Relevância/originalidade
Trazer os benefícios ambientais dos produtos ou serviços.
Desenvolver e promover produtos e serviços sustentáveis.
Metodologia/abordagem
A revisão da literatura consistiu na identificação e categorização dos estudos sobre o tema: marketing verde Foi feito levantamento na base indexada Scopus utilizando os termos de busca: green marketing e marketing verde para os anos 2019 a 2024.
Principais resultados
O marketing verde é uma fonte de vantagem competitiva para as organizações, ao integrar preocupações ambientais às estratégias de mercado. Isso possibilita diferenciação, eficiência operacional e processos produtivos mais sustentáveis.
Contribuições teóricas/metodológicas
Realizar uma revisão de literatura para identificar artigos que abordam a temática marketing verde A pesquisa se justifica, pois fornece dados para o avanço teórico sobre o tema e contribui também, para práticas administrativas eficazes.
Contribuições sociais/para a gestão
Promoção de práticas sustentáveis de produtos e serviços sustentáveis, o marketing verde pode incentivar os consumidores a adotar práticas mais sustentáveis em seu dia a dia.
Desenvolver políticas e procedimentos que apoiem a implementação do marketing verde em toda a organização.