Resumo

Título do Artigo

DESEMPENHO DO POLIESTIRENO EXPANDIDO (EPS) EM ATERROS SOBRE SOLOS MOLES: ESTUDO DE CASO DA RODOVIA BR-101, BRASIL
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Gabriel Pessoa Paiva
Exército Brasileiro - Comissão Reginal de Obras 7
2 - Débora Camilly Silva de Araújo
Must University - Flórida

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar a viabilidade técnica, construtiva e econômica do uso de poliestireno expandido (EPS) como material leve em aterros sobre solos moles na duplicação da BR-101, analisando desempenho geotécnico, estabilidade, controle de recalques e custo-benefício frente a métodos convencionais.
Relevância/originalidade
O estudo oferece análise inédita e comparativa de soluções geotécnicas para solos moles, usando dados instrumentados da BR-101. Destaca vantagens do EPS em desempenho estrutural, prazo e custo, contribuindo para preencher lacuna de estudos aplicados no contexto brasileiro.
Metodologia/abordagem
Revisão sistemática da literatura, levantamento de dados instrumentados e comparativos técnicos de cinco soluções construtivas, incluindo EPS Análises de estabilidade, recalques e custo foram conduzidas, integrando resultados de campo, parâmetros geotécnicos e projeções econômicas, com foco no desempenho e viabilidade da solução
Principais resultados
O EPS reduziu recalques em mais de 60%, manteve estabilidade com FS ≥ 1,4 e reduziu o tempo de execução pela metade. O custo atualizado confirmou vantagem econômica frente a alternativas, mesmo após revisão de projeto por evento extremo de inundação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia conhecimento sobre aplicação de EPS em solos moles no Brasil, propondo diretrizes para dimensionamento, controle construtivo e mitigação de riscos de flutuação. Fornece abordagem comparativa integrando desempenho técnico, custo e logística, útil para futuras pesquisas e padronizações normativas.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece subsídios para decisões de órgãos públicos e construtoras em obras sobre solos moles, reduzindo custos, prazos e impactos ambientais. Demonstra potencial do EPS para ampliar viabilidade de projetos em regiões críticas, otimizando recursos e melhorando infraestrutura nacional.

Abstract

Study goals
Evaluate the technical, construction, and economic feasibility of using expanded polystyrene (EPS) as lightweight fill in embankments over soft soils along the BR-101 duplication, analyzing geotechnical performance, stability, settlement control, and cost-benefit compared to conventional methods.
Relevance / originality
The study provides a novel comparative analysis of geotechnical solutions for soft soils using instrumented data from BR-101. It highlights EPS advantages in structural performance, schedule, and cost, addressing a gap in applied studies within the Brazilian context.
Methodology / approach
Systematic literature review, collection of instrumented data, and technical comparison of five construction solutions, including EPS. Stability, settlement, and cost analyses integrated field results, geotechnical parameters, and economic projections, focusing on performance and feasibility of the adopted solution.
Main results
EPS reduced settlements by over 60%, maintained stability with FS ≥ 1.4, and halved construction time. Updated cost analysis confirmed economic advantage over alternatives, even after project redesign due to an extreme flood event.
Theoretical / methodological contributions
Expands knowledge on EPS application in Brazilian soft soils, proposing guidelines for design, construction control, and flotation risk mitigation. Provides a comparative approach integrating technical performance, cost, and logistics, supporting future research and regulatory standardization.
Social / management contributions
Provides input for public agencies and contractors in soft-soil projects, reducing costs, schedules, and environmental impacts. Demonstrates EPS potential to expand project feasibility in critical regions, optimizing resources and improving national infrastructure.