Resumo

Título do Artigo

CENTROS DE CARREIRA COMO RECURSOS ESTRATÉGICOS: APLICAÇÃO DO MODELO VRIO EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Raphael Pantaroto
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - São Paulo
2 - Julio Cesar Teixeira
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - EMERSON ANTONIO MACCARI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar, à luz do modelo VRIO, de que modo Centros de Carreira contribuem para a estratégia das IES e para a empregabilidade discente, a partir dos casos das universidades da Pensilvânia, Waterloo e George Mason.
Relevância/originalidade
O estudo preenche uma lacuna identificada, ao aplicar a RBV/VRIO aos Centros de Carreira em IES, tradicionalmente vistos como apoio operacional; posiciona-os como bundles estratégicos vinculados à empregabilidade e evidencia condições para vantagem competitiva sustentável.
Metodologia/abordagem
O artigo utiliza a abordagem qualitativa e descritiva, estudo de casos múltiplos (UPenn, Waterloo, GMU). Coleta: documentos institucionais, fontes públicas e entrevistas semiestruturadas com gestores. Análise: framework de Gioia, codificação aberta/axial/seletiva, dentro do caso e entre casos, alinhada ao modelo VRIO.
Principais resultados
Parcerias com empregadores, equipes especializadas e redes de ex-alunos atendem ao VRIO e sustentam vantagem competitiva; infraestrutura, serviços e programas tradicionais geram paridade ou vantagem temporária; tecnologias agregam valor quando integradas a ativos humanos e relacionais e alinhadas à estratégia institucional.
Contribuições teóricas/metodológicas
Amplia a RBV/VRIO ao contexto das IES; demonstra vantagem sustentável via orquestração de parcerias, equipes especializadas e redes de ex-alunos; integra VRIO à empregabilidade; e operacionaliza a análise com matriz VRIO e codificação Gioia, com triangulação e análises dentro/entre casos.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece diretrizes de gestão para IES: desenvolver parcerias de longo prazo com empregadores, investir em equipes especializadas, estruturar redes de ex-alunos e integrar os Centros de Carreira à estratégia institucional, fortalecendo empregabilidade discente e reputação acadêmica.

Abstract

Study goals
Identify, in light of the VRIO model, how Career Centers contribute to the strategy of HEIs and student employability, based on the cases of the Universities of Pennsylvania, Waterloo and George Mason.
Relevance / originality
The study fills an identified gap by applying the RBV/VRIO to Career Centers in HEIs, traditionally seen as operational support; it positions them as strategic bundles linked to employability and highlights the conditions for sustainable competitive advantage.
Methodology / approach
This article uses a qualitative, descriptive approach, with multiple case studies (UPenn, Waterloo, GMU) Data collection included institutional documents, public sources, and semi-structured interviews with managers Analysis used the Gioia framework, with open/axial/selective coding, within and across cases, aligned with the VRIO.
Main results
Partnerships with employers, specialized teams, and alumni networks serve VRIO and sustain competitive advantage; traditional infrastructure, services, and programs generate parity or temporary advantage; technologies add value when integrated with human and relational assets and aligned with institutional strategy.
Theoretical / methodological contributions
It extends the RBV/VRIO to the context of HEIs; demonstrates sustainable advantage through orchestration of partnerships, specialized teams, and alumni networks; integrates VRIO with employability; and operationalizes analysis with the VRIO matrix and Gioia coding, with triangulation and within- and between-case analyses.
Social / management contributions
It offers management guidelines for HEIs: developing long-term partnerships with employers, investing in specialized teams, structuring alumni networks, and integrating Career Centers into institutional strategy, strengthening student employability and academic reputation.