Resumo

Título do Artigo

MÉTODO SOFESAC DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTABILIDADE: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA
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Tema

Aspectos Comportamentais e o Papel do Agente Inovador e Empreendedor

Autores

Nome
1 - MONICA ROBERTA APARECIDA SILVA
CEFET-RJ - Maracanã
2 - Laís Amaral Alves
CEFET-RJ - Maracanã
3 - Gisele Maria Ribeiro Vieira
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4 - Dayse Haime Pastore
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Reumo

Objetivo do estudo
Ajudar no ensino da contabilidade para estudantes e não estudantes, a fim de que não sofram as agruras de um elevado endividamento ou de uma falência diante de uma decisão equivocada por falta de conhecimento.
Relevância/originalidade
Em um cenário globalizado e altamente competitivo, o alto índice de inadimplência dos consumidores, aliado aos problemas macroeconômicos acabam por levar muitas empresas à falência, em especial a MPE´s, logo, urgem boas práticas de gestão, em especial, dos conhecimentos contábeis.
Metodologia/abordagem
Metodologia de estudo de caso único por meio de Metodologias ativas de aprendizagem, em especial, aprendizado por projetos (projeto iterativo), atividades lúdicas e storytelling.
Principais resultados
Os seguintes resultados são esperados em um primeiro momento: aumento na média das notas, isto é, melhoria no desempenho escolar; aumento na quantidade de alunos aprovados; diminuição do nível de endividamento dos próprios alunos; formação de agentes multiplicadores.
Contribuições teóricas/metodológicas
A criação de uma metodologia de ensino simplificada de contabilidade que permita que quaisquer pessoas possam empreender e criar um negócio relativamente seguro (receita > despesa) e profícuo.
Contribuições sociais/para a gestão
Aumento da expectativa de vida das MPEs e, consequente, da geração de empregos e aumento da riqueza; disseminação das boas práticas de gestão.

Abstract

Study goals
Help teach accounting to students and non-students alike, so that they do not suffer the hardships of high debt or bankruptcy due to a wrong decision due to lack of knowledge.
Relevance / originality
In a globalized and highly competitive scenario, the high rate of consumer default, combined with macroeconomic problems, ends up leading many companies to bankruptcy, especially SMEs. Therefore, good management practices are urgently needed, especially accounting knowledge.
Methodology / approach
Single case study methodology through active learning methodologies, in particular, project-based learning (iterative project), playful activities and storytelling.
Main results
The following results are expected initially: an increase in grade point average, that is, an improvement in academic performance; an increase in the number of students approved; a decrease in the level of debt of the students themselves; the training of multipliers
Theoretical / methodological contributions
The creation of a simplified accounting teaching methodology that allows anyone to undertake and create a relatively safe (income > expenses) and profitable business.
Social / management contributions
Increased life expectancy of SMEs and, consequently, job creation and increased wealth; dissemination of good management practices.