Resumo

Título do Artigo

MAPA DE JORNADA: INSTRUMENTO DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS POR MEIO DE PROJETOS ÁGEIS
Abrir Arquivo

Tema

Projetos Ágeis e Híbridos

Autores

Nome
1 - Jane Cristina da Silva Damasceno
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - EMERSON ANTONIO MACCARI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - José Edson Lara
Fundação Pedro Leopoldo (FPL) - Mestrado

Reumo

Objetivo do estudo
Desenvolver o Mapa da Jornada do Egresso, modelo inovador que integra Design Science Research, Gestão Ágil de Projetos e centralidade no cliente, para atender à CAPES, fortalecer vínculos e aprimorar o acompanhamento de egressos em programas de pós-graduação stricto sensu.
Relevância/originalidade
Pioneiro no Brasil, o estudo integra Design Science Research, Gestão Ágil de Projetos e centralidade no cliente para criar o Mapa da Jornada do Egresso, fortalecendo vínculos, atendendo à CAPES e oferecendo às IES abordagem inovadora e replicável.
Metodologia/abordagem
Pesquisa em desenvolvimento fundamentada na integração entre Design Science Research e Gestão Ágil de Projetos, utilizando mixed methods com survey exploratória, entrevistas semiestruturadas e grupo focal, para concepção e validação do Mapa da Jornada do Egresso orientado pela centralidade no cliente.
Principais resultados
Em desenvolvimento, o estudo prevê a criação do Mapa da Jornada do Egresso, artefato visual e analítico que identifica pontos de contato, lacunas e oportunidades, fortalecendo vínculos institucionais, atendendo à CAPES e orientando estratégias para aprimorar o acompanhamento de egressos em programas
Contribuições teóricas/metodológicas
Em desenvolvimento, o estudo propõe o Mapa da Jornada do Egresso, artefato visual e analítico que mapeia pontos de contato, lacunas e oportunidades, fortalecendo vínculos, atendendo à CAPES e orientando estratégias para aprimorar o acompanhamento de egressos.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece às IES ferramenta estratégica que integra gestão de projetos, centralidade no cliente e acompanhamento de egressos, fortalecendo vínculos, atendendo à CAPES e aprimorando a gestão educacional com decisões baseadas em dados e práticas inovadoras centradas na experiência do egresso.

Abstract

Study goals
To develop the Graduate Journey Map, an innovative model that integrates Design Science Research, Agile Project Management, and customer centricity, to meet CAPES requirements, strengthen relationships, and enhance the monitoring of graduates in stricto sensu postgraduate programs.
Relevance / originality
Pioneering in Brazil, the study integrates Design Science Research, Agile Project Management, and customer centricity to create the Graduate Journey Map, strengthening relationships, meeting CAPES requirements, and providing higher education institutions with an innovative and replicable approach.
Methodology / approach
Ongoing research based on the integration of Design Science Research and Agile Project Management, employing mixed methods with an exploratory survey, semi-structured interviews, and focus groups to design and validate the Graduate Journey Map guided by customer centricity.
Main results
Under development, the study envisions the creation of the Graduate Journey Map, a visual and analytical artifact that identifies touchpoints, gaps, and opportunities, strengthening institutional relationships, meeting CAPES requirements, and guiding strategies to improve graduate monitoring in programs.
Theoretical / methodological contributions
Under development, the study proposes the Graduate Journey Map, a visual and analytical artifact that maps touchpoints, gaps, and opportunities, strengthening relationships, meeting CAPES requirements, and guiding strategies to improve graduate monitoring.
Social / management contributions
It offers higher education institutions a strategic tool that integrates project management, customer centricity, and graduate tracking, strengthening relationships, meeting CAPES requirements, and enhancing educational management with data-driven decisions and innovative practices centered on the graduate experience.