Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA E JUSTIÇA LINGUÍSTICA NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO COMPARATIVO DE CURRÍCULOS DE TURISMO
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Tema

Tópicos Emergentes em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ethel Natalia Revello Barovero
Universidad Nacional de Tierra del Fuego, Antártida e Islas del Atléntico Sur (UNTDF) - Escuela de Idiomas
2 - Giovana Goretti Feijó Almeida
Instituto Politécnico de Leiria - CiTUR-Polytechnic University of Leiria, Projeto FAST-Agenda ATT-PRR, Portugal
3 - José Pereira
Instituto Politécnico de Leiria - Leiria - Portugal - Turismo

Reumo

Objetivo do estudo
O objeto de estudo é a relação entre governança universitária e justiça linguística no ensino superior, especificamente no contexto dos programas de turismo na Argentina, Brasil e Portugal.
Relevância/originalidade
A relevância e a originalidade deste artigo residem em sua abordagem interdisciplinar e comparativa, que conecta três eixos pouco explorados: governança universitária, justiça linguística e educação em turismo A combinação de governança institucional, política linguística e treinamento em turismo é uma abordagem.
Metodologia/abordagem
Abordagem metodológica mista, através de um tipo de investigação multimétodo que combina métodos qualitativos e quantitativos, com predomínio do qualitativo (CUAL-cuan), e um desenho metodológico transformativo sequencial (DITRAS), com uma fase inicial qualitativa seguida de uma quantitativa.
Principais resultados
O ensino de línguas é uma competência técnica para aceder ao conhecimento. Existe uma ligação entre a formação em turismo e os desafios ecológicos e sociais contemporâneos. As decisões institucionais e as políticas educativas determinam o seu lugar.
Contribuições teóricas/metodológicas
A governação institucional, a política linguística e o turismo são combinados com uma perspectiva comparativa entre três países, permitindo a identificação de padrões e divergências estruturais É proporcionada uma perspetiva crítica e transformadora ao abordar as línguas como uma questão de justiça.
Contribuições sociais/para a gestão
Foi revelada uma tensão entre os discursos de internacionalização e as práticas curriculares reais. Os resultados podem ser explorados noutros sistemas educativos que enfrentam desafios semelhantes na integração de competências multilingues.

Abstract

Study goals
Estabelecer as semelhanças e/ou diferenças entre as habilidades comunicativas em línguas estrangeiras exigidas pelo(s) órgão(s) regulador(es) e os currículos de turismo na Argentina, Brasil e Portugal Aborda a aprendizagem de línguas como uma questão de justiça, poder e acesso ao conhecimento.
Relevance / originality
O artigo aborda como o ensino de línguas em programas de turismo é frequentemente marginalizado, apesar de ser fundamental para a integração profissional em contextos globalizados. Isso revela uma tensão entre os discursos de internacionalização e as práticas curriculares reais.
Methodology / approach
Abordagem metodológica mista, através de um tipo de investigação multimétodo que combina métodos qualitativos e quantitativos, com uma fase inicial qualitativa seguida de uma quantitativa. Este artigo mostra a comparação da análise documental.
Main results
O ensino de línguas é uma competência técnica para aceder ao conhecimento. Existe uma ligação entre a formação em turismo e os desafios ecológicos e sociais contemporâneos. As decisões institucionais e as políticas educativas determinam o seu lugar.
Theoretical / methodological contributions
A governação institucional, a política linguística e o turismo são combinados com uma perspectiva comparativa entre três países, permitindo a identificação de padrões e divergências estruturais É proporcionada uma perspetiva crítica e transformadora ao abordar as línguas como uma questão de justiça.
Social / management contributions
Ao ligar a justiça ao acesso epistémico, o texto demonstra como as decisões de governação afectam directamente a inclusão e a mobilidade académica dos estudantes Apresenta evidências empíricas e análises teóricas sobre a internacionalização, a sustentabilidade e a reforma curricular no ensino.