Objetivo do estudo
O objeto de estudo é a relação entre governança universitária e justiça linguística no ensino superior, especificamente no contexto dos programas de turismo na Argentina, Brasil e Portugal.
Relevância/originalidade
A relevância e a originalidade deste artigo residem em sua abordagem interdisciplinar e comparativa, que conecta três eixos pouco explorados: governança universitária, justiça linguística e educação em turismo A combinação de governança institucional, política linguística e treinamento em turismo é uma abordagem.
Metodologia/abordagem
Abordagem metodológica mista, através de um tipo de investigação multimétodo que combina métodos qualitativos e quantitativos, com predomínio do qualitativo (CUAL-cuan), e um desenho metodológico transformativo sequencial (DITRAS), com uma fase inicial qualitativa seguida de uma quantitativa.
Principais resultados
O ensino de línguas é uma competência técnica para aceder ao conhecimento. Existe uma ligação entre a formação em turismo e os desafios ecológicos e sociais contemporâneos. As decisões institucionais e as políticas educativas determinam o seu lugar.
Contribuições teóricas/metodológicas
A governação institucional, a política linguística e o turismo são combinados com uma perspectiva comparativa entre três países, permitindo a identificação de padrões e divergências estruturais É proporcionada uma perspetiva crítica e transformadora ao abordar as línguas como uma questão de justiça.
Contribuições sociais/para a gestão
Foi revelada uma tensão entre os discursos de internacionalização e as práticas curriculares reais. Os resultados podem ser explorados noutros sistemas educativos que enfrentam desafios semelhantes na integração de competências multilingues.