Resumo

Título do Artigo

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS PARA GERENTES DE PROJETOS DE SOFTWARE: PERCEPÇÃO DE PROFISSIONAIS PARA UMA GESTÃO EFICAZ
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Tema

Competências Organizacionais, de Equipes e Individuais na Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Israel Costa e Silva
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2 - Anna Cláudia dos Santos Nobre
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - CERES/DCT & PROFIAP
3 - Idelmárcia Dantas de Oliveira
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Reumo

Objetivo do estudo
Investigar a percepção de gerentes de projetos de software brasileiros acerca das competências essenciais para o desempenho eficaz de suas funções, destacando categorias técnicas, de liderança e estratégicas.
Relevância/originalidade
O estudo contribui para preencher lacunas sobre competências específicas na gestão de projetos de software no Brasil, combinando análise qualitativa com relatos práticos.
Metodologia/abordagem
Pesquisa qualitativa com amostra por conveniência de 12 gerentes, utilizando questionário semiestruturado online e análise de dados textuais, focada em experiências e percepções profissionais.
Principais resultados
Competências técnicas, especialmente o equilíbrio entre qualidade, escopo, tempo e custo, são centrais; liderança enfatiza comunicação e tomada de decisão; competências estratégicas destacam imersão no negócio e aprendizado prático.
Contribuições teóricas/metodológicas
Reforça a importância da integração entre teoria e prática no desenvolvimento das competências, alinhando-se a referências consolidadas e apresentando limitações metodológicas típicas da abordagem qualitativa.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece insights para programas de capacitação voltados ao fortalecimento das competências mais valorizadas, contribuindo para o aprimoramento da gestão de projetos e para o desenvolvimento profissional na área de software.

Abstract

Study goals
To investigate the perception of Brazilian software project managers regarding the essential competencies for effective performance in their roles, highlighting technical, leadership, and strategic categories.
Relevance / originality
The study fills gaps regarding specific competencies in software project management in Brazil, combining qualitative analysis with practical accounts.
Methodology / approach
Qualitative research with a convenience sample of 12 managers, using an online semi-structured questionnaire and textual data analysis focused on professional experiences and perceptions.
Main results
Technical competencies, especially balancing quality, scope, time, and cost, are central; leadership emphasizes communication and decision-making; strategic competencies highlight business immersion and practical learning.
Theoretical / methodological contributions
Reinforces the importance of integrating theory and practice in competency development, aligning with established references and presenting typical methodological limitations of qualitative approaches.
Social / management contributions
Provides insights for training programs aimed at strengthening the most valued competencies, contributing to the improvement of project management and professional development in the software field.