Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DO JOGO SIMULATIVO “BUILD YOUR BRAND” NA EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E ESTRATÉGICA: REDESCOBRINDO A INTERAÇÃO COGNITIVA
Abrir Arquivo

Tema

Pesquisa científica em estratégia e impacto na sociedade: contribuições para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável

Autores

Nome
1 - Leticia Gianna Leite Menezes
Windermere Preparatory School - Windermere
2 - Daniela Cíntia de Carvalho Leite Menezes
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA e PPGP
4 - Maling Ebrahimpour
-

Reumo

Objetivo do estudo
O estudo teve como objetivo desenvolver e apresentar o jogo Build Your Brand, incluindo as primeiras rodadas de execução, mostrando como metodologias ativas baseadas em simulação e gamificação podem apoiar a transição da cognição à ação empreendedora em ambientes educacionais.
Relevância/originalidade
O estudo é relevante por propor um produto inovador aplicável em todas as fases do aprendizado em estratégia e empreendedorismo. Foi idealizado por estudante do ensino médio, em parceria com professores e pesquisadores brasileiros e norte-americanos, fortalecendo originalidade e interdisciplinaridade.
Metodologia/abordagem
A metodologia adotada envolveu design-based research, integrando etapas de concepção, teste inicial e ajustes contínuos. O jogo foi aplicado em rodadas experimentais, permitindo análises qualitativas e validação inicial como produto técnico-educacional em contextos escolares e universitários de empreendedorismo e estratégia.
Principais resultados
Os resultados indicaram engajamento estudantil, integração entre teoria e prática e estímulo à criatividade. O jogo promoveu debates estruturados em estratégia e empreendedorismo, gerando evidências de aplicabilidade educacional em diferentes níveis, consolidando seu valor como ferramenta inovadora de ensino-aprendizagem ativa.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo contribui ao explorar jogos de simulação como ferramenta de ensino em empreendedorismo e estratégia, fortalecendo metodologias ativas e abordagens baseadas em gamificação. Oferece base conceitual e empírica para integração de inovação pedagógica em diferentes níveis educacionais e contextos acadêmicos.
Contribuições sociais/para a gestão
O projeto valoriza protagonismo estudantil e práticas inovadoras, fortalecendo autonomia e colaboração. Para a gestão, oferece ferramenta aplicável em currículos escolares e universitários, além de ambientes de pesquisa em estratégia e empreendedorismo, promovendo educação empreendedora alinhada ao ODS 4 da ONU.

Abstract

Study goals
The study aimed to develop and present the Build Your Brand game, including initial execution rounds, showing how active methodologies based on simulation and gamification can support the transition from cognition to entrepreneurial action in educational and learning environments.
Relevance / originality
The study is relevant for proposing an innovative product applicable across all stages of learning in strategy and entrepreneurship. It was conceived by a high school student with professors and Brazilian and American researchers, reinforcing originality, interdisciplinarity, and broad educational potential.
Methodology / approach
The methodology adopted was design-based research, integrating design, initial testing, and continuous refinement. The game was applied in experimental rounds, enabling qualitative analyses and initial validation as a technical-educational product within school and university contexts of entrepreneurship and strategy education.
Main results
The results showed student engagement, integration between theory and practice, and creativity stimulation. The game fostered structured debates in strategy and entrepreneurship, providing evidence of educational applicability at different levels, consolidating its value as an innovative active learning and teaching tool.
Theoretical / methodological contributions
The study contributes by exploring simulation games as a teaching tool in entrepreneurship and strategy, strengthening active methodologies and gamification-based approaches. It provides conceptual and empirical support for integrating pedagogical innovation across educational levels and academic contexts in strategy education.
Social / management contributions
The project values student protagonism and innovative practices, fostering autonomy and collaboration. For management, it provides a tool applicable in school and university curricula, as well as research environments in strategy and entrepreneurship, promoting entrepreneurial education aligned with UN SDG 4.