Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DA CULTURA POP NOS HÁBITOS DE CONSUMO DE FANDOM E CRIAÇÃO DE VALOR NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Laura de Lima Ruschioni
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Álvaro Alvim
2 - Letícia Harumy Antonio Sato
Escola Superior de Propaganda e Marketing - ESPM - Rua Dr. Álvaro Alvim, 123

Reumo

Objetivo do estudo
Compreender quais os valores desenvolvidos a partir da participação em fandoms de pop e K-pop, assim como a forma que esses valores impactam os hábitos de consumo, analisando aspectos emocionais, psicológicos, culturais e simbólicos presentes na relação fã-ídolo.
Relevância/originalidade
O estudo aborda o fenômeno de fandoms no Brasil, desenvolvido ao longo dos anos, apesar de pouco explorado é de extrema relevância no contexto atual, dada a crescente manifestação dos gêneros musicais e como essas diferentes ocorrências influenciam a identidade e consumo.
Metodologia/abordagem
Consiste de pesquisa qualitativa exploratória, conduzida por entrevistas em profundidade com integrantes de fandom de pop e K-pop, utilizando roteiro semi-estruturado. Os dados foram transcritos e organizados com o apoio de ferramenta de IA, ChatGPT, analisado e interpretado pelas autoras.
Principais resultados
A análise inicial evidenciou o pertencimento como principal contribuidor do consumo, potencializado por valores de afeto e colaboração Identifica-se que o investimento financeiro em produtos relacionados ao artista e construção de significado emocional, fortalece a identidade e a conexão com o fandom.
Contribuições teóricas/metodológicas
Durante a realização da pesquisa sobre a temática de pop e K-pop, foram encontradas poucas referências que fizessem a comparação e analisassem ambos estilos em conjunto, o que evidencia a relevância deste trabalho para o aprofundamento acadêmico e cultural sobre o tema.
Contribuições sociais/para a gestão
Evidenciar dinâmicas de grupos e participantes, analisando a propagação de seus impactos econômicos e sociais, inspirando no fortalecimento de identidades e diversidades Além do fornecimento de insights para o entendimento de padrões de consumo emergentes, valiosos para instituições em sua composição estratégica.

Abstract

Study goals
To understand the values developed through participation in pop and K-pop fandoms, as well as how these values impact consumption habits, analyzing emotional, psychological, cultural, and symbolic aspects present in the fan-idol relationship.
Relevance / originality
The study addresses the phenomenon of fandoms in Brazil, which has developed over the years. Although little explored, it is extremely relevant in the current context, given the growing manifestation of these musical genres and how different occurrences influence identity and consumption.
Methodology / approach
It consists of exploratory qualitative research, conducted through in-depth interviews with members of pop and K-pop fandoms, using a semi-structured script. The data were transcribed and organized with the support of the AI tool ChatGPT, analyzed and interpreted by the authors.
Main results
The initial analysis showed that the feeling of belonging is the main driver of consumption, enhanced by affection and collaboration. Purchasing products related to artists and creating emotional meanings strengthens identity, connection, and engagement within fandoms, highlighting the role of shared values.
Theoretical / methodological contributions
During the research on pop and K-pop, few references were found that compared and analyzed both styles together, which highlights the relevance of this work for academic and cultural deepening on the subject.
Social / management contributions
Emphasize group dynamics and their participants, analyzing the reach of their economic and social impacts, inspiring the strengthening of identities and diversity. In addition to providing insights for understanding emerging consumption patterns, valuable for institutions in their strategic composition.