Resumo

Título do Artigo

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NO CONTEXTO DA INCERTEZA E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Anna Sofia Costa Neri
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Roberto Lima Ruas
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - PPGA

Reumo

Objetivo do estudo
Mapear, organizar e sistematizar publicações sobre as estratégias para desenvolvimento de competências, suas dificuldades e alternativas, no contexto da transformação digital e incerteza, identificando tendências e lacunas de pesquisa a partir de uma revisão sistemática de literatura entre 2000 e 2025.
Relevância/originalidade
O estudo integra metodologias ativas e tecnologias digitais na discussão sobre desenvolvimento de competências técnicas, comportamentais e digitais em ambientes complexos e incertos. A abordagem evidencia barreiras e soluções, ampliando o debate sobre estratégias adaptativas diante da intensificação da transformação digital.
Metodologia/abordagem
Realizou-se uma revisão sistemática de literatura, utilizando as bases Scopus e Web of Science. Com string específica e filtro temporal. Foram aplicados critérios de inclusão/exclusão, análise com ferramentas digitais e revisão manual, resultando em 83 artigos alinhados à questão de pesquisa.
Principais resultados
Identificaram-se metodologias ativas (PBL, CBL, PjBL, gamificação, aula invertida, aprendizagem experiencial) e tecnologias digitais (Simuladores, IA, metaverso, plataformas). Barreiras estruturais, emocionais e pedagógicas foram destacadas, bem como soluções como qualificação, mentoria, planejamento pedagógico intencional e melhoria de infraestrutura de aprendizagem.
Contribuições teóricas/metodológicas
A pesquisa sistematiza evidências acerca da eficácia de metodologias ativas integradas a tecnologias digitais, ressaltando competências comportamentais e digitais. Oferece um panorama atualizado de tendências, lacunas e desafios, servindo como referência para estudos futuros em educação e desenvolvimento de competências.
Contribuições sociais/para a gestão
Os achados oferecem subsídios para a formulação de políticas e práticas que integrem inovação tecnológica, equidade de acesso e qualificação Indicam caminhos para preparar profissionais capazes de atuar de forma eficaz em ambientes de alta complexidade e incerteza, caracterizados pela transformação digital

Abstract

Study goals
Map, organize, and systematize publications on competency development strategies, their challenges, and alternatives in the context of digital transformation and uncertainty, identifying trends and research gaps based on a systematic literature review between 2000 and 2025.
Relevance / originality
The study integrates active methodologies and digital technologies into the discussion on developing technical, behavioral, and digital skills in complex and uncertain environments. The approach highlights barriers and solutions, expanding the debate on adaptive strategies in light of the intensifying digital transformation.
Methodology / approach
A systematic literature review was conducted using Scopus and Web of Science databases, using a specific search string and a time filter. Inclusion/exclusion criteria, analysis with digital tools, and manual review were applied, resulting in 83 articles aligned with the research question.
Main results
Active methodologies (PBL, CBL, PjBL, gamification, flipped classroom, experiential learning) and digital technologies (simulators, AI, metaverse, platforms) were identified. Structural, emotional, and pedagogical barriers were highlighted, as well as solutions such as training, mentoring, intentional pedagogical planning, and improved learning infrastructure.
Theoretical / methodological contributions
The research systematizes evidence on the effectiveness of active methodologies integrated with digital technologies, highlighting behavioral and digital competencies. It offers an up-to-date overview of trends, gaps, and challenges, serving as a reference for future studies in education and skills development.
Social / management contributions
The findings provide insights for formulating policies and practices that integrate technological innovation, equal access, and qualifications. They point to ways to prepare professionals capable of acting effectively in highly complex and uncertain environments characterized by digital transformation.