Resumo

Título do Artigo

MODELO INTEGRADO PARA A GESTÃO FINANCEIRA DE PROJETOS ACADÊMICOS COM LCC, CECS E PERT
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Tema

Gestão de Projetos no Setor Público e no Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - fabio francisco azevedo da silva
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - NATAL
2 - Josué Vitor de Medeiros Júnior
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas
3 - LEANDRO APARECIDO DA SILVA
Faculdade Caicoense Santa Teresinha – FCST - Administração
4 - Afranio Galdino de Araújo
Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Objetivo do estudo
Propor um modelo integrado para a gestão financeira de projetos acadêmicos, combinando ferramentas (LCC, CECS e PERT) para otimizar a alocação de recursos e o controle de despesas em Instituições Federais de Ensino Superior.
Relevância/originalidade
O presente artigo é relevante e original, por propor um modelo integrado e inédito que integra as ferramentas Life Cycle Canvas, CECS e PERT. Essa abordagem visa otimizar a gestão financeira de projetos acadêmicos, respondendo aos desafios orçamentários das IFES.
Metodologia/abordagem
Pesquisa bibliográfica e aplicada. A metodologia adota uma abordagem qualitativa, por meio de um estudo de caso em uma IFES do nordeste brasileiro. O estudo propõe e demonstra a aplicação de um modelo integrado para a gestão de projetos acadêmicos.
Principais resultados
São a proposição de um modelo integrado para a gestão financeira de projetos acadêmicos e a demonstração de sua aplicabilidade. O estudo mostra como a combinação de LCC, CECS e PERT pode otimizar a alocação de recursos e melhorar o controle orçamentário.
Contribuições teóricas/metodológicas
A contribuição teórica está em propor um modelo integrado de gestão financeira inédito no contexto acadêmico. A contribuição metodológica reside na aplicação do modelo, combinando ferramentas (LCC, CECS, PERT) para otimizar a alocação de recursos em projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
A contribuição para a gestão é o modelo que melhora o controle financeiro de projetos. A social é que o modelo otimiza o uso de recursos públicos em pesquisa, ensino e extensão, melhorando a eficiência e transparência nas IFES.

Abstract

Study goals
To propose an integrated model for the financial management of academic projects, combining tools (LCC, CECS, and PERT) to optimize resource allocation and expense control in Federal Institutions of Higher Education.
Relevance / originality
This article is relevant and original by proposing a novel, integrated model that combines Life Cycle Canvas, CECS, and PERT tools. This approach aims to optimize academic project financial management, addressing budget challenges in IFES.
Methodology / approach
Bibliographical and applied research. The methodology adopts a qualitative approach through a case study at a Brazilian Northeast Federal Institution of Higher Education. The study proposes and demonstrates the application of an integrated model for academic project management.
Main results
The main results are the proposal of an integrated model for the financial management of academic projects and the demonstration of its applicability. The study shows how the combination of LCC, CECS, and PERT can optimize resource allocation and improve budget control
Theoretical / methodological contributions
The theoretical contribution lies in proposing a novel integrated model for financial management in an academic context. The methodological contribution is the model's application, combining tools (LCC, CECS, PERT) to optimize resource allocation in projects.
Social / management contributions
The management contribution is a model that improves financial control of projects. The social contribution is that the model optimizes the use of public resources in research, teaching, and extension, enhancing efficiency and transparency in IFES.