Objetivo do estudo
Esse é um artigo conceitual e teve como objetivo geral propor a ampliação do Modelo de Decisão de Compra do Consumidor, especificamente, a primeira etapa do processo.
Relevância/originalidade
A comunicação das neurociências com os estudos do consumidor permitiu ao autor desse artigo identificar uma brecha na literatura que, uma vez preenchida, oferecerá aos pesquisadores da área, novas perspectivas nos estudos do indivíduo como consumidor.
Metodologia/abordagem
Por ser um artigo conceitual, nos moldes de Hollebeek et al. (2024), a metodologia envolveu análise teórica, revisão bibliográfica e discussão crítica de conceitos, com vista a propor um modelo conceitual e sua adoção pelos pesquisadores da área de comportamento do consumidor.
Principais resultados
Os principais resultados foram o cumprimento dos objetivos específicos desse artigo, a saber: apresentar um modelo conceitual, apresentar proposições para suporte e justificativa do modelo conceitual, discutir as implicações das análises efetuadas e possibilidades de futuras pesquisas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Demonstrar que o uso das variáveis (dimensões) problema, necessidade e desejo, na primeira etapa do processo decisório do consumidor, como sinônimos, quando na realidade não são, justifica sua ampliação e oferece novas perspectivas metodológicas para estudar o assunto aqui abordado.
Contribuições sociais/para a gestão
O conhecimento do cidadão a respeito da dimensão que dispara seu reconhecimento de consumo trará benefícios financeiros, psicológicos e físicos Em posse desses conhecimentos, profissionais de marketing poderão ajustar suas estratégicas de maneira a customizar seu processo de atendimento de seus públicos-alvo