Resumo

Título do Artigo

REVISITANDO O PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA DO CONSUMIDOR: POR UM MODELO AMPLIADO
Abrir Arquivo

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Orlando Isidoro Loureiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Esse é um artigo conceitual e teve como objetivo geral propor a ampliação do Modelo de Decisão de Compra do Consumidor, especificamente, a primeira etapa do processo.
Relevância/originalidade
A comunicação das neurociências com os estudos do consumidor permitiu ao autor desse artigo identificar uma brecha na literatura que, uma vez preenchida, oferecerá aos pesquisadores da área, novas perspectivas nos estudos do indivíduo como consumidor.
Metodologia/abordagem
Por ser um artigo conceitual, nos moldes de Hollebeek et al. (2024), a metodologia envolveu análise teórica, revisão bibliográfica e discussão crítica de conceitos, com vista a propor um modelo conceitual e sua adoção pelos pesquisadores da área de comportamento do consumidor.
Principais resultados
Os principais resultados foram o cumprimento dos objetivos específicos desse artigo, a saber: apresentar um modelo conceitual, apresentar proposições para suporte e justificativa do modelo conceitual, discutir as implicações das análises efetuadas e possibilidades de futuras pesquisas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Demonstrar que o uso das variáveis (dimensões) problema, necessidade e desejo, na primeira etapa do processo decisório do consumidor, como sinônimos, quando na realidade não são, justifica sua ampliação e oferece novas perspectivas metodológicas para estudar o assunto aqui abordado.
Contribuições sociais/para a gestão
O conhecimento do cidadão a respeito da dimensão que dispara seu reconhecimento de consumo trará benefícios financeiros, psicológicos e físicos Em posse desses conhecimentos, profissionais de marketing poderão ajustar suas estratégicas de maneira a customizar seu processo de atendimento de seus públicos-alvo

Abstract

Study goals
This conceptual article aimed to propose an expansion of the Consumer Purchase Decision Model, specifically the first stage of the process.
Relevance / originality
The connection between neuroscience and consumer studies allowed the author of this article to identify a gap in the literature that, once filled, will offer researchers in the field new perspectives on the study of the individual as a consumer.
Methodology / approach
As a conceptual article, along the lines of Hollebeek et al. (2024), the methodology involved theoretical analysis, literature review, and a critical discussion of concepts, aiming to propose a conceptual model and its adoption by researchers in the field of consumer behavior.
Main results
The main results achieved the specific objectives of this article: to present a conceptual model, present propositions to support and justify the conceptual model, and discuss the implications of the analyses performed and possibilities for future research.
Theoretical / methodological contributions
Demonstrating that using the variables (dimensions) problem, need, and desire as synonyms in the first stage of the consumer decision-making process, when in fact they are not, justifies its expansion and offers new methodological perspectives for studying the topic addressed here.
Social / management contributions
Citizens' understanding of the dimension that triggers their consumer recognition will bring financial, psychological, and physical benefits. Armed with this knowledge, marketing professionals can adjust their strategies to customize their customer service processes for their target audiences.