Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM INDIVIDUAL COMO ELO ENTRE GOVERNANÇA E O SUCESSO DOS PROJETOS
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Tema

Estratégia, Liderança e Governança

Autores

Nome
1 - Viviane Macedo Stivanim
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Joelma Maria Pereira Simplicio
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar como a aprendizagem individual medeia a relação entre governança e sucesso de projetos, preenchendo a lacuna teórica entre estruturas formais e processos de aprendizagem em nível micro que sustentam o desempenho e os resultados multidimensionais.
Relevância/originalidade
Primeira evidência empírica do caminho governança → aprendizagem → sucesso em projetos, integrando vertentes antes dissociadas. Demonstra como estruturas formais viabilizam processos individuais de reflexão e compartilhamento, fortalecendo a compreensão do impacto da governança no desempenho de projetos em múltiplas dimensões.
Metodologia/abordagem
Levantamento transversal com 186 profissionais de projetos brasileiros. Utilizou-se PLS-SEM com bootstrap para testar efeitos diretos e mediação, controlando alinhamento estratégico, complexidade do projeto e características organizacionais, garantindo robustez estatística e validade dos resultados obtidos.
Principais resultados
A governança influencia positivamente a aprendizagem individual, que, por sua vez, melhora o sucesso dos projetos. O efeito direto da governança permanece significativo, confirmando que atua por mecanismos de controle e por caminhos indiretos mediados pela aprendizagem.
Contribuições teóricas/metodológicas
Integra governança e aprendizagem em um modelo único, explicando como estruturas formais interagem com processos individuais para gerar resultados. Reforça o uso do PLS-SEM para examinar relações complexas e efeitos de mediação em estudos de gestão de projetos.
Contribuições sociais/para a gestão
Organizações devem projetar governança que incentive aprendizagem, incorporando reflexão, análises pós-projeto e fóruns entre pares. Essa abordagem potencializa conformidade, desenvolvimento de capacidades adaptativas e geração de valor sustentável para stakeholders internos e externos.

Abstract

Study goals
Investigate how individual learning mediates the relationship between governance and project success, addressing the theoretical gap between formal structures and micro-level learning processes that sustain performance and multidimensional outcomes.
Relevance / originality
First empirical evidence of the governance → learning → success pathway, integrating previously disconnected research streams. Demonstrates how formal structures enable individual processes of reflection and knowledge sharing, enhancing the understanding of governance’s impact on multidimensional project performance.
Methodology / approach
Cross-sectional survey with 186 Brazilian project professionals. PLS-SEM with bootstrapping tested direct and mediation effects, controlling for strategic alignment, project complexity, and organizational characteristics, ensuring statistical robustness and validity of results.
Main results
Governance positively influences individual learning, which in turn improves project success. The direct effect of governance remains significant, confirming it operates through control mechanisms and indirect pathways mediated by learning.
Theoretical / methodological contributions
Integrates governance and learning into a single model, explaining how formal structures interact with individual processes to generate outcomes. Reinforces the use of PLS-SEM to examine complex relationships and mediation effects in project management research.
Social / management contributions
Organizations should design governance that encourages learning, incorporating reflection, post-project reviews, and peer learning forums. This approach enhances compliance, develops adaptive capabilities, and generates sustainable value for both internal and external stakeholders.