Objetivo do estudo
Entender as interações entre os participantes, os desafios enfrentados e as práticas bem-sucedidas durante o processo de ideação para novos projetos de TI, disponibilizando recomendações para a elaboração de ações e apresentando um quadro sinótico das informações coletadas na análise.
Relevância/originalidade
Mostrar que a conexão entre indivíduos e ideias é fundamental para os processos criativos e colaborativos que promovem a inovação na fase de ideação, a qual é crucial para o desenvolvimento de soluções de TI.
Metodologia/abordagem
Pesquisa exploratória e aplicada, conduzida por meio de questionário padronizado com perguntas de múltipla escolha, para 25 participantes, abordagem que permitiu a análise de tendências gerais (quantitativa) e percepções individuais (qualitativa), usando a experiência do pesquisador na aplicação prática da ideação.
Principais resultados
Constatou-se que o sucesso na geração de ideias está diretamente relacionado à habilidade de conectar participantes, estruturar processos e valorizar conhecimentos e competências, permitindo transformar ideias criativas em resultados que beneficiem as organizações e abram espaço para avanços na inovação.
Contribuições teóricas/metodológicas
Acrescentar à literatura um estudo contextualizado dos desafios para organizar a interação entre as equipes de desenvolvimento e os stakeholders nos processos de ideação, fornecendo um recurso importante para o aprofundamento do assunto, por meio de dados coletados.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferecer uma análise que possa fornecer recomendações de boas práticas nas etapas do processo de ideação, auxiliando com orientações para desenvolver ações que garantam o uso de métodos apropriados nessa importante fase do projeto.