Objetivo do estudo
Esta pesquisa teve como objetivo geral averiguar como se dá o desenvolvimento das competências profissionais requeridas dos farmacêuticos da Biomax, uma rede de farmácias que atua no varejo, em Minas Gerais
Relevância/originalidade
A originalidade deste estudo está na aplicação da abordagem da competência no setor do varejo farmacêutico O estudo focaliza uma rede de farmácias que se tem destacado pelo acelerado crescimento e relevância dos serviços prestados em diversos municípios do estado de MG.
Metodologia/abordagem
Realizou-se pesquisa descritiva pelo método estudo de caso. A coleta de dados foi realizada com aplicação de questionário eletrônico via plataforma Google forms.
Principais resultados
Os resultados revelaram que, na Rede Biomax, múltiplas competências têm sido requeridas dos farmacêuticos. O desenvolvimento de competências profissionais envolve a permanente busca de informações e o domínio do repertório prático, adquirido na experiência.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo aponta a relevância da utilização de múltiplas fontes para a determinação das competências profissionais.
Contribuições sociais/para a gestão
Considera-se que os resultados poderão constituir um instrumento de gestão capaz de favorecer reflexões e estimular possíveis intervenções na Rede Biomax. O estudo ilumina aspectos relevantes para a formulação de estratégias com foco na elevação da performance dos farmacêuticos.