Resumo

Título do Artigo

LITERACIA EM SAÚDE: APLICAÇÃO DE ARTEFATO PARA APOIO À COMUNICAÇÃO CLÍNICA EM AMBIENTES DIGITAIS – UMA ABORDAGEM DE DESIGN SCIENCE RESEARCH
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos Emergentes em Gestão de Projetos

Autores

Nome
1 - Rogério Homem da Costa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra Funda
2 - JOSE GUILHERME DA CUNHA CASTRO FILHO
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Campus Vergueiro
3 - LUIS ALBERTO FIGUEIREDO DE SOUSA
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Rony Castro Fernandes de Sousa
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Investigar o papel da literacia em saúde na melhoria da comunicação entre profissionais da saúde mental e pacientes, considerando o aumento do consumo de informações digitais não qualificadas O estudo busca avaliar a aplicação do artefato Canvas de Literacia em Saúde-CLS.
Relevância/originalidade
Ao tratar a literacia em saúde como fator mediador, o estudo oferece abordagem inovadora integrando comunicação terapêutica, tecnologia e empoderamento do paciente A aplicação do CLS representa contribuição original para o desenvolvimento de competências em saúde digital e acesso a informação qualificada
Metodologia/abordagem
Adoção de protocolo de Design Science Research (DSR), revisão de literatura estruturada, entrevistas com psicólogos, análise de conteúdo e aplicação do CLS com profissionais de perfis distintos. As percepções foram avaliadas com base em critérios como clareza, completude, eficácia e aplicabilidade.
Principais resultados
Resultados indicam que o CLS é relevante e aplicável, contribuindo para uma comunicação clara, crítica e acessível na prática clínica As avaliações médias foram satisfatórias nas categorias analisadas, embora tenham sido identificadas limitações relativas à usabilidade, tempo de aplicação e acessibilidade.
Contribuições teóricas/metodológicas
O estudo avança na aplicação da DSR em saúde mental, propondo um artefato replicável e categorias analíticas que orientam pesquisas futuras. Destaca-se a integração entre literacia em saúde e comunicação clínica, fortalecendo rigor metodológico e utilidade prática no campo científico.
Contribuições sociais/para a gestão
Oferece recomendações práticas a gestores e profissionais, incluindo materiais de apoio, melhorias na interface CLS e planos adaptáveis a contextos clínicos distintos Promove maior engajamento de pacientes, equidade no acesso às informações e qualificação da comunicação em saúde, fortalecendo práticas de gestão

Abstract

Study goals
Investigate the role of health literacy in improving communication between mental health professionals and patients, considering the growing consumption of unqualified digital information. The study also evaluates the application of the artifact Health Literacy Canvas (HLC).
Relevance / originality
By treating health literacy as a mediating factor, the study adopts an innovative approach integrating therapeutic communication, technology, and patient empowerment. Applying the HLC represents an original contribution to developing digital health competencies and ensuring access to qualified information.
Methodology / approach
The study adopted a Design Science Research (DSR) protocol, a structured literature review, interviews with psychologists, content analysis, and HLC application with diverse professional profiles. Perceptions were assessed based on clarity, completeness, effectiveness, and applicability, ensuring analytical validity.
Main results
Findings indicate the HLC is relevant and applicable, contributing to clearer, critical, and accessible communication in clinical practice. Average evaluations were satisfactory across categories analyzed, though limitations were identified regarding usability, time required for application, and accessibility.
Theoretical / methodological contributions
The study advances the application of DSR in mental health by proposing a replicable artifact and analytical categories guiding future research. It highlights integrating health literacy and clinical communication, reinforcing methodological rigor and practical utility within the scientific field.
Social / management contributions
It provides practical recommendations for managers and professionals, including support materials, improvements to the HLC interface, and adaptable plans for different clinical contexts. It promotes greater patient engagement, equity in access to information, and improved health communication, strengthening management practices.