Resumo

Título do Artigo

LOWKO – O DESAFIO DE INOVAÇÃO EM SORVETES
Abrir Arquivo

Tema

Temas Emergentes em Inovação e Empreendedorismo

Autores

Nome
1 - Marina Atsuko Utida
Instituto J&F (Escola Germinare) - INstituto J&F (Escola Germinare)
2 - Sidney Matos Mendes
Instituto Germinare - São Paulo

Reumo

Resumo
Este caso de ensino contextualiza a Marca Lowko no mercado de sorvetes, tendo como objetivo ofertar aos estudantes uma reflexão sobre um panorama da sua criação, dentro de algumas especificidades deste mercado. O objetivo é ofertar aos alunos o contato com reflexões teóricas acerca dos conceitos de inovação e jobs to be done, a partir da produção científica de Christensen (1992). A metodologia caso de ensino visa aproximar os estudantes da prática gerencial. Para isso, leva a realidade do negócio à sala de aula, e permite o desenvolvimento das competências necessárias para o futuro exercício da profissão (Rocha; Galetti; Motta, 2021). É dividido em duas partes: (i) contextualização em que se descreve o negócio, bem como o desafio que enfrenta; e (ii) notas de ensino, que orientam o professor na aplicação do caso (Alberton; Silva, 2018).

Abstract

Abstract
This teaching case contextualizes the Lowko Brand in the ice cream market, aiming to offer students a reflection on an overview of its creation, within some specificities of this market. The objective is to offer students contact with theoretical reflections about the concepts of innovation and jobs to be done, based on the scientific production of Christensen (1992). The teaching case methodology aims to bring students closer to managerial practice. For this, it takes the reality of the business to the classroom, and allows the development of the necessary skills for the future exercise of the profession (Rocha; Galetti; Motta, 2021). It is divided into two parts: (i) contextualization in which the business is described, as well as the challenge it faces; and (ii) teaching notes, which guide the teacher in the application of the case (Alberton; Silva, 2018).