Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DA CAPES SOBRE CURSOS STRICTO SENSU NA MODALIDADE EAD NO BRASIL
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Allisson Jonathan Marques da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Barra funda
2 - Jonas Custodio Junior
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Wellington Idalino da Silva
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Avaliar a possibilidade de ensino Stricto Sensu no formato EAD
Relevância/originalidade
Tema atual relacionado as adequações de ensino que a pandemia do coronavírus trouxeram para a população.
Metodologia/abordagem
Levantamento documental
Principais resultados
Analisando os documentos oficiais da CAPES, foram identificadas normas para Pós-Graduação EAD, cruciais para orientar o planejamento e entender a não aprovação de cursos pela instituição.
Contribuições teóricas/metodológicas
A reprovação das propostas de cursos de Mestrado EAD se dá por conta da falta de maturidade do tema, que ainda é algo muito recente, ao mesmo tempo que teve uma aderência muito grande ao mercado.
Contribuições sociais/para a gestão
A crescente relevância do Ensino a Distância (EAD) no Brasil, impulsionada pela pandemia, exige maior desenvolvimento tecnológico e regulamentação aprimorada para programas de Pós-Graduação Stricto Sensu nessa modalidade Poucos estudos abordam a regulamentação, sendo necessário detalhar critérios atendidos e não atendidos.

Abstract

Study goals
Evaluate the possibility of Stricto Sensu teaching in the distance learning format
Relevance / originality
Current theme related to the teaching adjustments that the coronavirus pandemic brought to the population.
Methodology / approach
Documentary survey
Main results
Analyzing the official documents of CAPES, norms were identified for Graduate Distance Learning, which are crucial to guide the planning and understand the non-approval of courses by the institution.
Theoretical / methodological contributions
The disapproval of proposals for distance learning Master courses is due to the lack of maturity of the theme, which is still something very recent, at the same time that it had a very strong adherence to the market.
Social / management contributions
The growing relevance of Distance Learning (EAD) in Brazil, driven by the pandemic, requires greater technological development and improved regulation for Stricto Sensu Postgraduate programs in this modality Few studies address regulation, and it is necessary to detail criteria met and not