Resumo

Título do Artigo

VIABILIDADE DE MANUTENÇÃO DE PRODUTO ECOLOGICAMENTE CORRETO A PARTIR DA PERCEPÇÃO DOS CONSUMIDORES: OS SACOS DE LIXO DE UMA INDÚSTRIA DE PEQUENO PORTE
Abrir Arquivo

Tema

Tópicos especiais em Sustentabilidade

Autores

Nome
1 - Ingrid Zanuto de Freitas
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE - Cascavel
2 - Ana Paula dos Santos
-
3 - Geysler Rogis Flor Bertolini
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE -
4 - Loreni Teresinha Brandalise
Universidade do Oeste do Paraná - UNIOESTE -

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa teve como objetivo verificar se há viabilidade de manutenção de características sustentáveis dos sacos de lixo fabricados por uma indústria de pequeno porte a partir da percepção dos seus clientes.
Relevância/originalidade
Os diversos modelos de negócios precisam cada vez mais incluir a sustentabilidade em suas perspectivas operacionais e estratégicas de produtos, processos e/ou serviços, considerando as expectativas e necessidades dos seus consumidores, e, sendo assim, esta pesquisa foca a sustentabilidade em uma empresa de pequeno porte, elegendo como foco específico um de seus produtos, que é o saco de lixo, pois o processo de fabricação deste foi identificado como a única prática ambiental na empresa.
Metodologia/abordagem
Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, exploratória e de um estudo de caso, em qual foram aplicados questionários para potenciais clientes da empresa em estudo.
Principais resultados
Verificou-se que os consumidores de sacos de lixo valorizam os aspectos ambientais, porém, a maior parte apenas demonstra interesse em comprar um saco de lixo que agride menos o meio ambiente se o preço estiver abaixo dos outros sacos de lixo comuns, ou ainda, grande parte nem compraria este tipo de produto, independente do seu preço.
Contribuições teóricas/metodológicas
Indica-se que a empresa mantenha e implemente características sustentáveis, no saco de lixo e em seus outros produtos, que tenham baixo custo e tragam retorno sob o investimento no curto prazo, sem aumento nos valores desses produtos.
Contribuições sociais/para a gestão
Como conclusão, no caso do saco de lixo, o qual já é feito com 100% de material reciclado, sugere-se que a empresa mantenha essa característica.

Abstract

Study goals
This research had as objective to verify if there is viability of maintenance of sustainable characteristics of garbage bags manufactured by a small industry from the perception of your customers.
Relevance / originality
Different business models increasingly need to include sustainability in their operational and strategic perspectives on products, processes and/or services, taking into account the expectations and needs of their consumers, and, as such, this research focuses on sustainability in a small business, choosing as its specific focus one of your products, which is the garbage bag, because the manufacturing process of this was identified as the only environmental practice in the company.
Methodology / approach
It is a bibliographical, exploratory research and a case study, in which questionnaires were applied to potential clients of the company under study.
Main results
It has been found that consumers of garbage bags value environmental aspects, however, most only show an interest in buying a garbage bag that is environmentally friendly if the price is below other common garbage bags, or still, much of it would not even buy this type of product, regardless of its price.
Theoretical / methodological contributions
It is indicated that the company maintains and implements sustainable characteristics, in the garbage bag and in its other products, that have low cost and bring return under the investment in the short term, without increase in the values of these products.
Social / management contributions
As a conclusion, in the case of the garbage bag, which is already made with 100% recycled material, it is suggested that the company maintains this characteristic.