Objetivo do estudo
Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar o modelo de gestão de pessoas adotado em uma Instituição de Ensino (IE) da rede privada, verificando se o mesmo trata-se de um modelo tradicional ou por competências. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de campo.
Relevância/originalidade
Nos últimos anos, a gestão de pessoas tem despontado nas organizações diante das necessidades complexas de manutenção da vantagem competitiva em mercados cada vez mais dinâmicos. Entretanto, faz-se necessário um novo modelo de gestão de pessoas, uma vez que, tradicionalmente, esta prática baseia-se na administração científica, na qual as pessoas são consideradas responsáveis por um conjunto de atividades ou funções. Como resultado, ocorrem distorções na análise e na interpretação da realidade organizacional, interferindo no sucesso da organização. No Brasil, a gestão de pessoas ainda é defasada, ainda que esse descompasso conceitual não configure um empecilho para a modernização do conceito. Diante disso, a pesquisa inovou ao abordar uma IE e analisar seu modelo de gestão de pessoas.
Metodologia/abordagem
Baseando-se nas características do tema, o tipo de pesquisa definido para este estudo foi o de pesquisa diagnóstica. A abordagem é qualitativa. Utilizou-se, como estratégia de pesquisa, o estudo de campo. Em relação aos fins, a pesquisa caracterizou-se como exploratória, descritiva e analítica. Quanto aos meios, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e documental. As questões elaboradas para a pesquisa foram dispostas em duas etapas. Na primeira etapa, a proposta foi realizar um questionário sociodemográfico para definir o perfil dos respondentes. Na segunda etapa, foram construídas perguntas abertas, em que todos os processos de gestão de pessoas foram abordados. As entrevistas, depois de gravadas, foram transcritas na íntegra para análise posterior.
Principais resultados
Os resultados demonstram que a IE incorpora, em seus processos e práticas de gestão de pessoas, a abordagem tradicional. A IE não possui um processo estruturado para o mapeamento de competências. Não prevê, no processo de desenvolvimento e valorização dos colaboradores, as possibilidades apresentadas pela gestão de pessoas por competências. A gestão de carreira e remuneração é baseada nas exigências de cada função, tempo na instituição e titulações – e não no comprometimento da pessoa com a organização, como prevê a gestão por competências. Porém, a diretoria se demonstra aberta a novas ideias, que incluam a gestão de pessoas por competências.
Contribuições teóricas/metodológicas
O método de pesquisa permitiu uma aplicação inovadora da teoria de gestão de pessoas em uma Instituição de Ensino. Além da proposta de implantação de um novo método de gestão de pessoas relacionada às competências à instituição envolvida no presente estudo, como sugestão de estudos futuros, recomenda-se a continuidade da investigação do assunto em outras realidades organizacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
O desenvolvimento deste estudo apresenta contribuições no avanço de pesquisas sobre a área de gestão de pessoas, além de contribuir com outras organizações que se identificam com a mesma realidade apresentada, de maneira a levar informações e conhecimento sobre a gestão de pessoas, encorajando outros a verificarem suas realidades organizacionais e tomarem decisões focadas no sucesso, acompanhando as mudanças globais e garantindo a saúde e a perenidade dos negócios.