Resumo

Título do Artigo

GESTÃO DE PESSOAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO: DESAFIOS NA TRANSIÇÃO PARA A GESTÃO POR COMPETÊNCIAS
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Alyne Bento de Lima Brianezi
FAH-UNASP HT -
2 - Samuel Carvalho De Benedicto
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas -
3 - Cibele Roberta Sugahara
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas - PPG-Sustentabilidade. Faculdade de Administração
4 - Luiz Henrique Vieira da Silva
Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUC-Campinas - Centro de Economia e Administração

Reumo

Objetivo do estudo
Esta pesquisa teve como objetivo diagnosticar o modelo de gestão de pessoas adotado em uma Instituição de Ensino (IE) da rede privada, verificando se o mesmo trata-se de um modelo tradicional ou por competências. Para tanto, utilizou-se como estratégia de pesquisa o estudo de campo.
Relevância/originalidade
Nos últimos anos, a gestão de pessoas tem despontado nas organizações diante das necessidades complexas de manutenção da vantagem competitiva em mercados cada vez mais dinâmicos. Entretanto, faz-se necessário um novo modelo de gestão de pessoas, uma vez que, tradicionalmente, esta prática baseia-se na administração científica, na qual as pessoas são consideradas responsáveis por um conjunto de atividades ou funções. Como resultado, ocorrem distorções na análise e na interpretação da realidade organizacional, interferindo no sucesso da organização. No Brasil, a gestão de pessoas ainda é defasada, ainda que esse descompasso conceitual não configure um empecilho para a modernização do conceito. Diante disso, a pesquisa inovou ao abordar uma IE e analisar seu modelo de gestão de pessoas.
Metodologia/abordagem
Baseando-se nas características do tema, o tipo de pesquisa definido para este estudo foi o de pesquisa diagnóstica. A abordagem é qualitativa. Utilizou-se, como estratégia de pesquisa, o estudo de campo. Em relação aos fins, a pesquisa caracterizou-se como exploratória, descritiva e analítica. Quanto aos meios, a pesquisa caracterizou-se como bibliográfica e documental. As questões elaboradas para a pesquisa foram dispostas em duas etapas. Na primeira etapa, a proposta foi realizar um questionário sociodemográfico para definir o perfil dos respondentes. Na segunda etapa, foram construídas perguntas abertas, em que todos os processos de gestão de pessoas foram abordados. As entrevistas, depois de gravadas, foram transcritas na íntegra para análise posterior.
Principais resultados
Os resultados demonstram que a IE incorpora, em seus processos e práticas de gestão de pessoas, a abordagem tradicional. A IE não possui um processo estruturado para o mapeamento de competências. Não prevê, no processo de desenvolvimento e valorização dos colaboradores, as possibilidades apresentadas pela gestão de pessoas por competências. A gestão de carreira e remuneração é baseada nas exigências de cada função, tempo na instituição e titulações – e não no comprometimento da pessoa com a organização, como prevê a gestão por competências. Porém, a diretoria se demonstra aberta a novas ideias, que incluam a gestão de pessoas por competências.
Contribuições teóricas/metodológicas
O método de pesquisa permitiu uma aplicação inovadora da teoria de gestão de pessoas em uma Instituição de Ensino. Além da proposta de implantação de um novo método de gestão de pessoas relacionada às competências à instituição envolvida no presente estudo, como sugestão de estudos futuros, recomenda-se a continuidade da investigação do assunto em outras realidades organizacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
O desenvolvimento deste estudo apresenta contribuições no avanço de pesquisas sobre a área de gestão de pessoas, além de contribuir com outras organizações que se identificam com a mesma realidade apresentada, de maneira a levar informações e conhecimento sobre a gestão de pessoas, encorajando outros a verificarem suas realidades organizacionais e tomarem decisões focadas no sucesso, acompanhando as mudanças globais e garantindo a saúde e a perenidade dos negócios.

Abstract

Study goals
This research aimed to diagnose the people management model adopted in a private school, verifying if it is a traditional model or by competences. For this, the field study was used as research strategy.
Relevance / originality
In recent years, people management has emerged in organizations facing the complex needs of maintaining competitive advantage in increasingly dynamic markets. However, a new people management model is needed, as this practice has traditionally been based on scientific management, in which people are held responsible for a set of activities or functions. As a result, distortions occur in the analysis and interpretation of organizational reality, interfering with the success of the organization. In Brazil, people management is still outdated, although this conceptual mismatch does not constitute an obstacle to the modernization of the concept. Given this, the research innovated by approaching an IE and analyzing its people management model.
Methodology / approach
The type of research defined for this study was diagnostic research. The approach is qualitative. The research strategy used was the field study. Regarding the ends, the research was characterized as exploratory, descriptive and analytical. As for the means, the research was characterized as bibliographic and documentary. The questions elaborated for the research were arranged in two stages. In the first stage, the proposal was to conduct a sociodemographic questionnaire to define the profile of respondents. In the second stage, open questions were constructed, in which all people management processes were addressed. The interviews, once recorded, were transcribed in full for later analysis.
Main results
The results show that the school incorporates the traditional approach in its people management processes and practices. The school does not have a structured process for competency mapping. It does not foresee, in the process of development and appreciation of employees, the possibilities presented by the management of people by competencies. Career and compensation management is based on the requirements of each position, time in the institution and degrees - not on the person's commitment to the organization, as provided by competency management. However, the board is open to new ideas, including people management by competencies.
Theoretical / methodological contributions
The research method allowed an innovative application of people management theory in an educational institution. In addition to the proposal to implement a new method of people management related to the institution's competences involved in this study, as a suggestion for future studies, it is recommended to continue the investigation of the subject in other organizational realities.
Social / management contributions
The development of this study presents contributions in the advancement of research in the area of people management, and contributes to other organizations that identify with the same reality presented, in order to bring information and knowledge about people management, encouraging others to check their organizational realities and make decisions focused on success, following global changes and ensuring the health and continuity of business.