Resumo

Título do Artigo

A NEUROCIÊNCIA COMO TENDÊNCIA DE MÉTODO EM PESQUISAS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia Comportamental

Autores

Nome
1 - Nairana Radtke Caneppele Bussler
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA)
2 - Fernando Antonio Ribeiro Serra
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
3 - Luis Hernan Contreras Pinochet
Universidade Federal de São Paulo -
4 - Izabela Martina Ramos Ribeiro de Toledo
-

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo desta pesquisa foi analisar quais são as tendências de pesquisas em Administração por meio de técnicas de neurociência.
Relevância/originalidade
As pesquisas que utilizam a neurociência em Administração buscam analisar fenômenos sociais complexos por meio dos processos neurológicos. Essa é uma condição limite de nível inferior para estudar a microfundações de organizações, as quais devem ser contextualizadas de forma integrada, incorporando o sistema cognitivo que expressa a relação entre o cérebro e o ambiente social.
Metodologia/abordagem
É um estudo bibliométrico com a técnica de pareamento bibliográfico. Os dados foram coletamos no banco de dados Web of Science na subárea "business" de revistas que abordam estratégia e que citaram em seu título, resumo ou palavras-chave a palavra "neuroscience". A amostra total é composta por 122 artigos dos quais 67 fazem parte da Análise Fatorial Exploratória (AFE) e compõem os fatores do estudo.
Principais resultados
As tendências de pesquisas em Administração por meio de técnicas de neurociência estão relacionadas ao domínio dos métodos para as pesquisas, a abordagem da neurociência cognitiva social e as emoções no processo de tomada de decisão, as influências morais e éticas no processo de tomada de decisão dos líderes e a aplicação interdisciplinar das técnicas de neurociência.
Contribuições teóricas/metodológicas
Comparada com outras estratégias de coleta de dados, a neurociência permite que os pesquisadores em Administração possam medir dados biológicos que indicam os aspectos emocionais e afetivos de um indivíduo que podem capturar os eventos subconscientes que estão subjacentes à cognição e comportamento. A neurociência fornece uma nova lente para os estudos organizacionais.
Contribuições sociais/para a gestão
A versão atual da neurociência nas organizações não será a abordagem definitiva e abrangente para o estudo das organizações, mas sim, indica progresso científico contínuo juntamente com avanços tecnológicos. Os pesquisadores devem ver a neurociência como uma ferramenta que complementa os métodos existentes e é mutuamente informativa, interpretativa e enriquecedora.

Abstract

Study goals
The objective of this research was to analyze what are the trends of research in Administration through neuroscience techniques.
Relevance / originality
Research that uses neuroscience in Administration seeks to analyze complex social phenomena through neurological processes. This is a lower-level limit condition for studying the micro-foundations of organizations, which must be contextualized in an integrated manner, incorporating the cognitive system that expresses the relationship between the brain and the social environment.
Methodology / approach
It is a bibliometric study with the bibliographic matching technique. The data were collected in the Web of Science database in the "business" sub-area of journals that address strategy and that cited the word "neuroscience" in their title, abstract or keywords. The total sample consists of 122 articles, of which 67 are part of the Exploratory Factor Analysis (AFE) and comprise the study factors.
Main results
Management research trends through neuroscience techniques are related to the mastery of research methods, the approach to social cognitive neuroscience and emotions in the decision-making process, the moral and ethical influences in the decision-making process of leaders and the interdisciplinary application of neuroscience techniques.
Theoretical / methodological contributions
Compared to other data collection strategies, neuroscience allows researchers in business to measure biological data that indicate an individual's emotional and affective aspects that can capture the subconscious events that underlie cognition and behavior. Neuroscience provides a new lens for organizational studies.
Social / management contributions
The current version of neuroscience in organizations will not be the definitive and comprehensive approach to the study of organizations, but rather, it indicates continuous scientific progress together with technological advances. Researchers must see neuroscience as a tool that complements existing methods and is mutually informative, interpretive and enriching.