Objetivo do estudo
Em mercados competitivos, empresas migram de visões tradicionais centradas no produto para outras focadas no cliente. Nesse redirecionamento estratégico, serviços pós-venda na indústria de bens de capital, especificamente de maquinário agrícola, tornaram-se estratégia diferenciadora e fonte de lucro adicional. Nesse sentido, o objetivo deste estudo foi analisar empiricamente relacionamentos entre prioridades competitivas e serviços pós-venda no contexto de cadeia de suprimento de serviços (SSC) de maquinário agrícola no estado do Tocantins.
Relevância/originalidade
O estudo abrange a região de fronteiras agrícolas, onde serviços pós-venda são considerados críticos, cuja deficiência afeta negativamente a produção agrícola.
Metodologia/abordagem
Como metodologia, utilizou-se questionários aplicados para colaboradores em dois elos da SSC: gestores de suporte pós-venda de concessionárias de maquinário e produtores agrícolas.
Principais resultados
Os resultados obtidos, evidenciados por meio de gaps de percepção entre os respondentes, sugerem haver defasagens entre diversas visões sobre as variáveis estudadas, destacando-se diferenças significativas nas prioridades competitivas e na prestação dos serviços pós-venda, quanto: aos valores cobrados na manutenção de equipamentos fora do prazo de garantia e na facilidade de obtenção de assistência técnica ao maquinário agrícola na região da lavoura.
Contribuições teóricas/metodológicas
Os resultados do estudo contribuem para identificar o que pode ser melhorado em relação às prioridades competitivas e as falhas do serviço pós-venda de forma a otimizar a gestão das concessionárias de maquinário agrícola da região.
Contribuições sociais/para a gestão
A relação entre prioridades competitivas e serviços pós-venda de maquinário agrícola pode gerar impacto social positivo na medida em que empresas concessionárias poderão contribuir para o desenvolvimento de regiões de fronteira agrícola