Resumo

Título do Artigo

IMPLEMENTAÇÃO DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE NA SALA DE ESPERA COMO ESTRATÉGIA PARA ADESÃO DE PACIENTES À VACINAÇÃO EM UMA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Jessica Lemos Pinheiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Glaucia Greice Martins Argachoff
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
3 - Sonia Francisca Monken de Assis
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este relato técnico tem como objetivo responder a seguinte questão norteadora: “Qual a contribuição da educação em saúde na sala de espera para a adesão de pacientes à vacinação em uma UBS?
Relevância/originalidade
A relevância deste RT apresenta-se diante ao grande fluxo de usuários circulantes na unidade e o respaldo da literatura quanto à resolubilidade das ações educativas por meio da sala de espera, a unidade referida, analisou a oportunidade como facilitadora para empoderar e estimular os usuários quanto à adesão da imunização, além de estreitar laços os com o território, promover saúde e atingir as metas propostas de cada mês.
Metodologia/abordagem
O referido trabalho foi realizado em uma UBS localizada na região Oeste de São Paulo. Trata-se de estudo qualitativo, com atividades desenvolvidas pelos graduandos de Fisioterapia de uma universidade privada da grande São Paulo, que realizavam estágio em Saúde Coletiva na UBS referida, o grupo era composto por 8 alunos e um preceptor. No período de desenvolvimento da Sala de Espera, foram realizadas orientações em saúde por meio de um jogo de perguntas e repostas, folders e cartazes explicativos sobre a importância da vacinação. As orientações foram realizadas durante quatro dias não consecutivos, através de abordagens coletivas ou individuais com duração média de cinco minutos cada. Já o tempo total de atuação do grupo foi de cinco horas diárias. A presente metodologia foi realizada no período de abril a maio de 2019. Para o levantamento do número de usuários participantes da sala de espera, foi desenvolvido em uma folha sulfite A4 um quadro com numerações de 0 a 100 e para cada usuário orientado um número era assinalado. O Cartão Nacional de Saúde (CNS) também foi utilizado para coleta de alguns dados, sendo eles: data de nascimento e sexo. Já para a verificação da adesão à vacinação, cada usuário era diretamente direcionado para sala de vacina e portando um cartão que continha a seguinte questão: Quais vacinas foram aplicadas? Para melhor visualização e execução das atividades, foi desenvolvido um fluxograma com auxílio do software Bizagi.
Principais resultados
Diante a proposta de intervenção 201 usuários foram orientados, sendo 65% mulheres (n=131) e 35% homens (n=70). A média de idade foi de 59 anos e mediana de 63 anos. A menor idade foi de 19 anos e a maior 94 anos. No gráfico 1, podemos analisar os resultados quanto ao número de orientados por dia e o número de pacientes vacinados após as orientações de educação em saúde, ao total 64 pessoas foram vacinadas. Já em relação as vacinas, foram aplicadas 80 doses e as que mais se repetiram foram: Dupla Adulto (Difteria e Tétano - dT), Febre Amarela, Hepatite B, Influenza e Tríplice Viral (Sarampo, Caxumba e Rubéola - SCR).
Contribuições teóricas/metodológicas
Diante da comprovada contribuição do presente estudo para a literatura e a prática diária, considera-se relevante a realização de estudos complementares, visando - além de obtenção de parâmetros comparativos - delimitar a faixa etária em que a rejeição se observa maior, com intuito de se produzir ferramentas mais eficazes para o público alvo, derivando para uma otimização de recursos e aumento de adesão à vacinação.
Contribuições sociais/para a gestão
Na contribuição para a gestão, o presente estudo reforçou o trabalho multiprofissional, no caso entre Fisioterapia e Enfermagem, além de salientar a importância da atuação da Fisioterapia com ações que promovam prevenção, promoção e educação à saúde na Atenção Primária.

Abstract

Study goals
This technical report aims to answer the following guiding question: “What is the contribution of health education in the waiting room to patients' adherence to vaccination in a UBS?
Relevance / originality
The relevance of this RT is presented in view of the large flow of users circulating in the unit and the support of the literature regarding the resolution of educational actions through the waiting room, the referred unit, analyzed the opportunity as a facilitator to empower and encourage users as adherence to immunization, in addition to strengthening ties with the territory, promoting health and achieving the proposed goals for each month.
Methodology / approach
This work was carried out in a UBS located in the West region of São Paulo. This is a qualitative study, with activities developed by Physiotherapy undergraduate students from a private university in the greater São Paulo, who were doing an internship in Public Health at the referred BHU, the group was composed of 8 students and a preceptor. During the development of the waiting room, health guidelines were given through a set of questions and answers, folders and explanatory posters on the importance of vaccination. The orientations were carried out during four non-consecutive days, through collective or individual approaches with an average duration of five minutes each. The group's total working time was five hours a day. The present methodology was carried out from April to May 2019. For the survey of the number of users participating in the waiting room, a chart with numbers from 0 to 100 was developed on a sulfite A4 sheet and for each oriented user a number was assigned. The National Health Card (CNS) was also used to collect some data, namely: date of birth and sex. As for the verification of adherence to vaccination, each user was directly directed to the vaccination room and carrying a card that contained the following question: What vaccines were applied? For a better visualization and execution of activities, a flowchart was developed with the help of Bizagi software.
Main results
In view of the intervention proposal, 201 users were advised, 65% women (n = 131) and 35% men (n = 70). The mean age was 59 years and the median was 63 years. The youngest age was 19 years old and the highest 94 years old. In graph 1, we can analyze the results regarding the number of patients advised per day and the number of patients vaccinated after the health education guidelines, a total of 64 people were vaccinated. Regarding vaccines, 80 doses were applied and the most repeated were: Double Adult (Diphtheria and Tetanus - dT), Yellow Fever, Hepatitis B, Influenza and Viral Triple (Measles, Mumps and Rubella - SCR).
Theoretical / methodological contributions
In view of the proven contribution of the present study to the literature and daily practice, it is considered relevant to carry out complementary studies, aiming - in addition to obtaining comparative parameters - to delimit the age group in which the rejection is greatest, in order to produce more effective tools for the target audience, resulting in an optimization of resources and increased adherence to vaccination.
Social / management contributions
In the contribution to management, the present study reinforced the multiprofessional work, in the case between Physiotherapy and Nursing, in addition to highlighting the importance of the performance of Physiotherapy with actions that promote prevention, promotion and health education in Primary Care.