Objetivo do estudo
Identificar e destacar os ganhos no processo de produção de uma empresa do ramo do transporte a partir da implantação da qualidade no setor da manutenção.
Relevância/originalidade
O estudo demonstra relevância para o profissional da administração, em especial na elaboração e aplicação do planejamento estratégico.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, exploratória, qualitativa, bibliográfica e estudo de caso.
Principais resultados
Analisando os resultados obtidos pelos questionários, pode-se constatar que tanto a empresa X quanto a empresa Y, têm capacidade de implantar a qualidade dentro de seus setores. O que acontece é que falta às pessoas responsáveis pelo controle da manutenção da empresa o conhecimento necessário de como funciona e como implantar a qualidade no controle e na realização das atividades de manutenção.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com base no estudo realizado, foi observada a possibilidade de vários estudos que ainda podem ser feitos nessa linha, de modo a enriquecer o conhecimento sobre a qualidade na manutenção e o aumento da produtividade das empresas. Sugestão: estudo da aplicação de cada ferramenta da qualidade para a redução das falhas em máquinas e equipamentos.
Contribuições sociais/para a gestão
Analisando os resultados obtidos no questionário e a forma como as organizações executam suas manutenções, foi observado que as mesmas fazem uso de sistemas de controle e planejamento, mas estes são utilizados apenas com o intuito de ter um controle das manutenções realizadas e não deixar que fique alguma manutenção sem fazer.
O objetivo da implantação da qualidade não é apenas aferir e contar o número de falhas e paradas dos equipamentos, mas sim descobrir as causas e origens desses principais problemas a fim de desenvolver as soluções eficazes, de preferência, que se possa antecipar a elas para preveni-las, ou seja, descobrindo a causa origem dos problemas e identificando a melhor solução para essa causa é possível que se consiga solucionar o problema antes mesmo que venha ocorrer a falha ou quebra do equipamento.