Resumo

Título do Artigo

A QUALIDADE APLICADA NO SETOR DA MANUTENÇÃO: Estudo realizado em duas empresas do ramo de transporte na cidade de João Monlevade - MG
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Daiana Mara Moreira Perdigão
-
2 - Graziela Fátima Pereira
FACULDADE DOCTUM DE JOÃO MONLEVADE - João Monlevade
3 - Daysemara Maria Cotta
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum -
4 - Gardenia Staell Andrade
Instituto Ensinar Brasil - Rede Doctum -

Reumo

Objetivo do estudo
Identificar e destacar os ganhos no processo de produção de uma empresa do ramo do transporte a partir da implantação da qualidade no setor da manutenção.
Relevância/originalidade
O estudo demonstra relevância para o profissional da administração, em especial na elaboração e aplicação do planejamento estratégico.
Metodologia/abordagem
Pesquisa aplicada, exploratória, qualitativa, bibliográfica e estudo de caso.
Principais resultados
Analisando os resultados obtidos pelos questionários, pode-se constatar que tanto a empresa X quanto a empresa Y, têm capacidade de implantar a qualidade dentro de seus setores. O que acontece é que falta às pessoas responsáveis pelo controle da manutenção da empresa o conhecimento necessário de como funciona e como implantar a qualidade no controle e na realização das atividades de manutenção.
Contribuições teóricas/metodológicas
Com base no estudo realizado, foi observada a possibilidade de vários estudos que ainda podem ser feitos nessa linha, de modo a enriquecer o conhecimento sobre a qualidade na manutenção e o aumento da produtividade das empresas. Sugestão: estudo da aplicação de cada ferramenta da qualidade para a redução das falhas em máquinas e equipamentos.
Contribuições sociais/para a gestão
Analisando os resultados obtidos no questionário e a forma como as organizações executam suas manutenções, foi observado que as mesmas fazem uso de sistemas de controle e planejamento, mas estes são utilizados apenas com o intuito de ter um controle das manutenções realizadas e não deixar que fique alguma manutenção sem fazer. O objetivo da implantação da qualidade não é apenas aferir e contar o número de falhas e paradas dos equipamentos, mas sim descobrir as causas e origens desses principais problemas a fim de desenvolver as soluções eficazes, de preferência, que se possa antecipar a elas para preveni-las, ou seja, descobrindo a causa origem dos problemas e identificando a melhor solução para essa causa é possível que se consiga solucionar o problema antes mesmo que venha ocorrer a falha ou quebra do equipamento.

Abstract

Study goals
Identify and highlight the gains in the production process of a company in the transport sector from the implementation of quality in the maintenance sector.
Relevance / originality
The study demonstrates relevance for the management professional, especially in the preparation and application of strategic planning.
Methodology / approach
Applied, exploratory, qualitative, bibliographical research and case study.
Main results
Analyzing the results obtained by the questionnaires, it can be seen that both company X and company Y have the capacity to implement quality within their sectors. What happens is that the people responsible for controlling the company's maintenance lack the necessary knowledge of how it works and how to implement quality in the control and performance of maintenance activities
Theoretical / methodological contributions
Based on the study carried out, it was observed the possibility of several studies that can still be done in this line, in order to enrich the knowledge about quality in maintenance and the increase in the productivity of companies. Suggestion: study of the application of each quality tool to reduce failures in machines and equipment.
Social / management contributions
Analyzing the results obtained in the questionnaire and the way the organizations perform their maintenance, it was observed that they make use of control and planning systems, but these are only used in order to have a control of the maintenance performed and not let it remain some maintenance without doing. The objective of implementing quality is not only to measure and count the number of equipment failures and stops, but to discover the causes and origins of these main problems in order to develop effective solutions, preferably that can be anticipated to prevent them. them, that is, discovering the root cause of the problems and identifying the best solution for that cause it is possible to solve the problem even before the equipment fails or breaks.