Resumo

Título do Artigo

FRANQUIA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Douglas Vidal
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -
2 - André Habiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro

Reumo

Objetivo do estudo
Este artigo tem como objetivo analisar a produção acadêmica sobre franquias nos periódicos veiculados na base de dados SPELL (Scientific Periodicals Electronic Library) no período de 1993 à 2019.
Relevância/originalidade
Com esta análise foi possível traçar um panorama das publicações em relação aos autores, periódicos, teorias utilizadas, principais abordagens de pesquisa e compreender o estado da arte do tema.
Metodologia/abordagem
Trata-se de um estudo descritivo, quantitativo, de aplicação bibliométrica de 98 artigos.
Principais resultados
O estudo contribui para a compreensão do cenário e dos caminhos utilizados nas pesquisas sobre franquias no Brasil.
Contribuições teóricas/metodológicas
Colaborar para que pesquisadores identifiquem eventuais gaps de pesquisa e realizem estudos futuros sobre o tema de franquia.
Contribuições sociais/para a gestão
Identificar o estudo de um fenômeno tão importante para o país e seus aspectos sociais e econômicos.

Abstract

Study goals
This article has the objective to analysis the academic production about franchises in the periodicals based on SPELL database (Scientific Periodicals Electronic Library) from 1993 to 2019.
Relevance / originality
With this analysis it was possible to draw an overview of the publications in relation to the authors, journals, theories used, main research approaches and to understand the state of the art of the theme.
Methodology / approach
This is a descriptive, quantitative study, with a bibliometric application of 98 articles
Main results
The study contributes to the understanding of the scenario and the paths used in the research on franchises in Brazil.
Theoretical / methodological contributions
Collaborate so that researchers identify possible research gaps and carry out future studies on the topic of franchising.
Social / management contributions
Identify the study of an important phenomenon for the country and its social and economic aspects.