Resumo

Título do Artigo

Aplicação e Uso do Marketing Digital: A Criação de Plano de Mídias Sociais em Cooperativa Rural
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Tema

Estratégia e Marketing

Autores

Nome
1 - Joana Rosa Cardoso de Carvalho
IFSP - Campus São Roque - São Roque
2 - Eduardo Roque Mangini
IFSP - Campus São Roque - São Roque

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo geral é a criação de plano de mídias digitais para uma organização cooperativa do setor rural, cujo foco é a comercialização de produtos agrícolas. A partir desse objetivo defluem os objetivos específicos: 1) entender o posicionamento mercadológico da cooperativa; 2) avaliar os fatores críticos de sucesso 3) desenvolver planos de ação para cada mídia de maior expressividade; 4) desenvolver cronograma de ações para serem realizadas na cooperativa.
Relevância/originalidade
Com a expansão da internet ocorrida nos anos 1990’s e a ampliação das mídias e redes sociais, as empresas e organizações tem experimentado novas formas de comércio e relacionamento com o consumidor. Isso ocorre devido às alterações dos papéis exercidos pelas organizações e consumidores, sendo que este último apresentava característica passiva no processo de comunicação. Para acompanhar as mudanças do comportamento do consumidor e desenvolver estratégias capazes de propiciar crescimento de mercado e melhoria do relacionamento com os vários segmentos de consumidores, a criação de um plano de mídias digitais tem se mostrado bastante eficaz, porém pouco tem sido feito em relação a cooperativas rurais.
Metodologia/abordagem
Com a aplicação do método pesquisa-ação e com a avaliação do posicionamento estratégico e mercadológico da cooperativa foi possível estabelecer planos de ação geral e específica para cada mídia digital, com impactos positivos tanto em termos gerenciais quanto acadêmicos.
Principais resultados
O Plano foi implantado em maio de 2019, com ações apenas na mídia digital YouTube e sua dinamização no site. Após 1 mês de implantação foi possível constatar que não houve ganhos em termos de comunicação com o mercado. Isso é justificado pela falta de sinergia entre as áreas operacionais da empresa (FOROUDI et al., 2017) e pelo uso exclusivo de uma única ferramenta de mídia.
Contribuições teóricas/metodológicas
Diante do estudo, percebe-se a necessidade da segmentação das mídias usadas de acordo com cada seus respectivos planos de ação. Pois, ao segmentar cada mídia, torna-se possível criar estratégias de mensagem específicas para cada ferramenta. Com isso, é possível coordenar o composto de comunicação do plano de mídia, otimizando tempo e conteúdo compartilhado, o que faz jus ao objetivo do marketing digital: criar relacionamento por base de troca entre a cooperativa e o consumidor, entregando mensagens importantes de acordo com o público específico, que como permuta, se torna fiel e um influenciador de opiniões e consumo
Contribuições sociais/para a gestão
Com a segmentação das mídias, os objetivos da comunicação foram contemplados mais facilmente, uma vez que os conteúdos serão direcionados para os atuais ou potenciais clientes. Isso se torna certeiro por compartilhar a oferta de serviços ou produtos que fazem parte do perfil de consumo dos receptores.

Abstract

Study goals
The general objective is to create a digital media plan for a cooperative organization in the rural sector, whose focus is the commercialization of agricultural products. From this objective the specific objectives flow: 1) understand the cooperative's market positioning; 2) evaluate the critical success factors 3) develop action plans for each medium of greatest expression; 4) develop a schedule of actions to be carried out in the cooperative.
Relevance / originality
Since the expansion of the Internet in the 1990s and the development of media and social networks, companies and organizations have experimented new forms of commerce and consumer relationships. The reason for this is due to the changes in the roles of organizations and consumers, and the consumer had a passive attitude in the communication process. In order to follow the movement to modify consumer behavior and develop strategies capable of fostering market growth and improving the relationship with the various consumer segments, the creation of a digital media plan has been effective, even though a few attention has been directed to rural cooperatives.
Methodology / approach
With the application of the research-action method and with the evaluation of the strategic and market positioning of the cooperative, it was possible to establish general and specific action plans for each digital media, with positive impacts in both managerial and academic terms
Main results
The Plan was implemented in May 2019, with actions only in the digital media YouTube and its dynamism on the website. After 1 month of implementation, it was possible to verify that there were no gains in terms of communication with the market. This is justified by the lack of synergy between the company's operational areas (FOROUDI et al., 2017) and by the exclusive use of a single media tool.
Theoretical / methodological contributions
In view of the study, there is a need to segment the media used according to each respective action plan. Because, by segmenting each medium, it becomes possible to create specific message strategies for each tool. With this, it is possible to coordinate the communication mix of the media plan, optimizing time and shared content, which lives up to the objective of digital marketing: creating a relationship based on exchange between the cooperative and the consumer, delivering important messages according to the specific public, who as an exchange, becomes loyal and an influencer of opinions and consumption
Social / management contributions
With the segmentation of the media, the communication objectives were more easily contemplated, since the contents will be directed to current or potential customers. This is true for sharing the offer of services or products that are part of the receivers' consumption profile.