Resumo

Título do Artigo

UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO SOBRE CEO NAS ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS
Abrir Arquivo

Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Simone Cesar da Silva Vicente
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
2 - Diego Nogueira Rafael
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial
3 - Luiz Almeida
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Memorial Barra Funda

Reumo

Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é apontar as novas vertentes teóricas e sociais que envolvem os Chief Executive Officers (CEOs) nas estratégias das empresas.
Relevância/originalidade
Os estudos sobre CEO estão intrinsicamente ligados às tomadas de decisões estratégicas, e chamam a atenção de pesquisadores e gestores de empresas. Propomos essa pesquisa utilizando aquisições de empresas, pois se trata de uma decisão complexa e representa bem a relação investigada. Podemos identificar as publicações mais recentes, elementos que evoluíram neste campo de estudos, novas perspectivas estratégicas e futuras sobre o tema.
Metodologia/abordagem
Por meio de um estudo bibliométrico com técnicas de pareamento, período de 1992 a 2019, extraímos uma amostra de 453 artigos da base de dados ISI Web of Science, com o termo de busca “CEO and acquisiti*”, os softwares Bibexcel e SPSS para fazer a Análise Fatorial Exploratória e o Ucinet para a representação do diagrama redes.
Principais resultados
Encontramos cinco fatores que representam o campo de estudo (CEO e aquisições). Os resultados indicam a preocupação dos pesquisadores com governança corporativa, experiência e aprendizagem com os processos de aquisições. Em outra vertente, identificamos a constante análise das compensações e remunerações vinculadas aos contratos que possam refletir em melhores resultados para as empresas. E por fim, destacamos a evolução dos estudos da relevância do perfil do CEO, e reflexos dos aspectos culturais, demográficos e da capacidade gerencial para empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo bibliométricos auxilia os pesquisadores a identificarem campos estratégicos, e apresenta a evolução do campo de pesquisa em CEO e aquisições. Este estudo também contribui para pesquisadores replicarem as técnicas bibliométricas utilizadas aqui, para fazerem estudos semelhantes em áreas do seu interesse.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo sobre CEO e aquisições traz novas perspectivas para os gestores na tomada de decisão. Os resultados obtidos indicam parâmetros para suas decisões estratégicas. Tomadas de decisões mais adequadas podem ser obtidas com esses resultados.

Abstract

Study goals
The objective of this study is to point out the new theoretical and social aspects that involve Chief Executive Officers (CEOs) in companies' strategies.
Relevance / originality
CEO studies are intrinsically linked to strategic decision-making and attract the researchers’ attention. We propose this research using acquisitions of companies, as it deals with a complex decision and represents well the investigated relationship. We can identify the most recent publications, elements that have evolved in this field of studies and new strategic and future perspectives on the topic.
Methodology / approach
Through a bibliometric study with bibliographic coupling techniques, from 1992 to 2019, we extracted a sample of 453 articles of ISI Web of Science database, with the term for searching “CEO and acquisiti *”, the Bibexcel and SPSS software were used to perform the exploratory factor analysis and the Ucinet to perform the bibliographic network.
Main results
Five factors were found that represent the field of study (CEO and acquisitions). The results indicate the researchers' concern with corporate governance, experience and learning with the acquisition processes. On the other hand, we identify the constant analysis of compensation and remuneration linked to contracts that can reflect in better results for companies. Finally, we highlight the evolution of studies of relevance of the CEO's profile, and reflexes of cultural, demographic and managerial aspects for companies.
Theoretical / methodological contributions
This bibliometric study help researchers to identify strategic fields and present the evolution of the research field in CEO and acquisitions. This study also contributes to researches to replicate the bibliometric techniques used here, to do similar studies in the area of your interest.
Social / management contributions
This study about CEO and acquisitions brings new insights to managers on decision making. The results indicate parameters for your strategic decisions. Better decision-making can be achieved with these findings.