Objetivo do estudo
O objetivo deste estudo é apontar as novas vertentes teóricas e sociais que envolvem os Chief Executive Officers (CEOs) nas estratégias das empresas.
Relevância/originalidade
Os estudos sobre CEO estão intrinsicamente ligados às tomadas de decisões estratégicas, e chamam a atenção de pesquisadores e gestores de empresas. Propomos essa pesquisa utilizando aquisições de empresas, pois se trata de uma decisão complexa e representa bem a relação investigada. Podemos identificar as publicações mais recentes, elementos que evoluíram neste campo de estudos, novas perspectivas estratégicas e futuras sobre o tema.
Metodologia/abordagem
Por meio de um estudo bibliométrico com técnicas de pareamento, período de 1992 a 2019, extraímos uma amostra de 453 artigos da base de dados ISI Web of Science, com o termo de busca “CEO and acquisiti*”, os softwares Bibexcel e SPSS para fazer a Análise Fatorial Exploratória e o Ucinet para a representação do diagrama redes.
Principais resultados
Encontramos cinco fatores que representam o campo de estudo (CEO e aquisições). Os resultados indicam a preocupação dos pesquisadores com governança corporativa, experiência e aprendizagem com os processos de aquisições. Em outra vertente, identificamos a constante análise das compensações e remunerações vinculadas aos contratos que possam refletir em melhores resultados para as empresas. E por fim, destacamos a evolução dos estudos da relevância do perfil do CEO, e reflexos dos aspectos culturais, demográficos e da capacidade gerencial para empresas.
Contribuições teóricas/metodológicas
Este estudo bibliométricos auxilia os pesquisadores a identificarem campos estratégicos, e apresenta a evolução do campo de pesquisa em CEO e aquisições. Este estudo também contribui para pesquisadores replicarem as técnicas bibliométricas utilizadas aqui, para fazerem estudos semelhantes em áreas do seu interesse.
Contribuições sociais/para a gestão
Este estudo sobre CEO e aquisições traz novas perspectivas para os gestores na tomada de decisão. Os resultados obtidos indicam parâmetros para suas decisões estratégicas. Tomadas de decisões mais adequadas podem ser obtidas com esses resultados.