Objetivo do estudo
Este estudo propõe uma investigação experimental que buscará compreender como o novo cenário mercadológico, contrapondo o recente estabelecimento de lojas físicas aos revendedores autônomos, afeta a intenção de compra de consumidores de cosméticos das marcas tradicionais
Relevância/originalidade
Poucos são no Brasil, os estudos que tocam a venda direta e menos ainda aqueles que contribuam para verificar os impactos dos novos canais de venda sobre a atuação dos revendedores autônomos e sua atuação 'porta-a-porta'.
Metodologia/abordagem
Investigação experimental
Principais resultados
A análise dos resultados, permitirá que se responda às perguntas de pesquisa: "Onde os consumidores preferem comprar os produtos cosméticos das marcas tradicionais? Em lojas físicas? Ou em revendedores autônomos?"
Além disso, também será testado o efeito da moderação que uma marca exerce em relação a intenção de compra dos consumidores.
Contribuições teóricas/metodológicas
Permitirá estudar o impacto dos novos canais de venda sobre a atividade dos revendedores autônomos de cosméticos, contribuindo para a discussão da teoria que mostra que o relacionamento pessoal do revendedor autônomo com o consumidor, uma das bases da venda direta, permite estabelecer uma relação de confiança a longo prazo, a qual retém o cliente para futuras compras (Young & Albaum, 2003)
Contribuições sociais/para a gestão
Dará subsídios às empresas de cosméticos que se utilizam do modelo de vendas diretas para adequar suas estratégias de penetração.