Objetivo do estudo
Descrever o processo de educação permanente, como estratégia de qualificação profissional e sua contribuição prática para abordagem das infecções sexualmente transmissíveis.
Relevância/originalidade
O acesso as ações prevenção, proteção e promoção da saúde no campo das infecções sexualmente transmissíveis são impactadas pela capacidade assistencial dos serviços. Portanto a formação técnica e a capacitação de equipes de saúde, são essenciais para a qualificação das ações de saúde.
Metodologia/abordagem
Estudo descritivo sobre o uso da capacitação profissional, por meio da educação permanente como estratégia de qualificação das ações de saúde. Os dados descritos foram obtidos de relatórios gerenciais do Programa de Residência alvo da intervenção.
Principais resultados
Capacitação e certificação de 24 residentes em saúde, para realização de testes rápido anti-HIV de fluído oral e punção digital. Em 14 ações de saúde, foram realizados 765 testes, destes 14 apresentaram resultado positivo, 10.830 pessoas foram orientadas e 69.990 insumos entre preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes foram distribuídos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A parceria interinstitucional demonstrou-se importante ferramenta para viabilização da qualificação profissional por meio dos treinamentos realizados durante o programa de especialização, o que potencializa a atuação futuros colaboradores da rede se serviços.
Contribuições sociais/para a gestão
A qualificação profissional subsidiou as abordagens frente a demanda identificada, por meio de intervenções multidisciplinares, possibilitando a descentralização das ações em saúde e a ampliação do acesso da população a medidas de prevenção e cuidado.