Resumo

Título do Artigo

A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ESTRATÉGIA PARA A QUALIFICAÇÃO DA ABORDAGEM ÀS INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS EM UM PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL
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Tema

Estratégia e Organizações

Autores

Nome
1 - Glaucia Greice Martins Argachoff
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
2 - Viviani Milan Ferreira Rastelli
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vila Maria
3 - Jessica Lemos Pinheiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho - Vergueiro
4 - Ana Freitas Ribeiro
UNINOVE – Universidade Nove de Julho -

Reumo

Objetivo do estudo
Descrever o processo de educação permanente, como estratégia de qualificação profissional e sua contribuição prática para abordagem das infecções sexualmente transmissíveis.
Relevância/originalidade
O acesso as ações prevenção, proteção e promoção da saúde no campo das infecções sexualmente transmissíveis são impactadas pela capacidade assistencial dos serviços. Portanto a formação técnica e a capacitação de equipes de saúde, são essenciais para a qualificação das ações de saúde.
Metodologia/abordagem
Estudo descritivo sobre o uso da capacitação profissional, por meio da educação permanente como estratégia de qualificação das ações de saúde. Os dados descritos foram obtidos de relatórios gerenciais do Programa de Residência alvo da intervenção.
Principais resultados
Capacitação e certificação de 24 residentes em saúde, para realização de testes rápido anti-HIV de fluído oral e punção digital. Em 14 ações de saúde, foram realizados 765 testes, destes 14 apresentaram resultado positivo, 10.830 pessoas foram orientadas e 69.990 insumos entre preservativos masculinos, femininos e géis lubrificantes foram distribuídos.
Contribuições teóricas/metodológicas
A parceria interinstitucional demonstrou-se importante ferramenta para viabilização da qualificação profissional por meio dos treinamentos realizados durante o programa de especialização, o que potencializa a atuação futuros colaboradores da rede se serviços.
Contribuições sociais/para a gestão
A qualificação profissional subsidiou as abordagens frente a demanda identificada, por meio de intervenções multidisciplinares, possibilitando a descentralização das ações em saúde e a ampliação do acesso da população a medidas de prevenção e cuidado.

Abstract

Study goals
Describe the process of continuing education, as a professional qualification strategy and its practical contribution to address sexually transmitted infections.
Relevance / originality
Access to prevention, protection and health promotion actions in the field of sexually transmitted infections are impacted by the care capacity of the services. Therefore, technical training and the training of health teams are essential for the qualification of health actions.
Methodology / approach
Descriptive study on the use of professional training, through permanent education as a strategy for qualifying health actions. The data described were obtained from management reports of the Residence Program targeted by the intervention.
Main results
Training and certification of 24 health residents to perform rapid HIV tests of oral fluid and digital puncture. In 14 health actions, 765 tests were carried out, of these 14 showed a positive result, 10,830 people were instructed and 69,990 inputs between masculine and female condoms and lubricating gels were distributed.
Theoretical / methodological contributions
The interinstitutional partnership proved to be an important tool for making professional qualification viable through the training carried out during the specialization program, which enhances the performance of future employees of the network and services.
Social / management contributions
Professional qualification supported the approaches to the identified demand, through multidisciplinary interventions, enabling the decentralization of health actions and expanding the population's access to prevention and care measures.